XXI Fórum da Liberdade em Porto Alegre – dias 7 e 8 de abril
Ainda temos aqui o conceito equivocado de liberdade como liberdades individuais sem compromisso político, enquanto para a cidadania, liberdade é a liberdade de expressão e de ação diante dos governos. E justamente em cima deste conceito que foi o criado o Fórum da Liberdade, sobre o qual já falamos ano passado. Pois na próxima segunda e terça-feira teremos a vigésima primeira edição do Fórum, uma iniciativa do Instituto de Estudos Empresariais, o IEE, e que conta com o apoio de entidades e organizações de grande importância, como o Grupo Gerdau, banco Itaú e a Confederação Nacional da Indústria – CNI.
Em 20 anos, o Fórum da Liberdade tornou-se um grande palco para o debate de idéias e proposição de alternativas e sugestões sobre as mais diversas questões sociais, políticas e econômicas. Ao longo dessas 20 edições, o Fórum já reuniu 40 mil participantes, dentre 195 conferencistas, 5 chefes de estado, 4 ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, 83 acadêmicos e intelectuais, 17 ministros de estado, 17 lideranças empresariais e 35 lideranças nacionais e internacionais.
A chegada à maioridade de um evento da magnitude do Fórum da Liberdade consolida Porto Alegre como um importante centro produtor de debate público, sob a ótica de uma cidadania efetivamente autônoma diante das forças de um Estado cada dia maior, legisferante e assistencialista.
Para este ano, a programação terá o tema central “Agora, o mercado é o mundo”, e inclui palestras com nomes de peso, como a de abertura “Quem é o mercado?”, com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, Salim Mattar, presidente da Localiza automóveis, e David Feffer, Diretor Presidente da Suzano Holding. Sob a ótica da cidadania, estes são temas cada dia mais fundamentais, na medida em que a intensificação da globalização e de questões sociais e ambientais nos remetem ao conceito de cidadania planetária.
Outras debates que o Fórum da Liberdade nos proporcionará são “Livre Comérico”, “Mercados Globais e Estados Nacionais”, “O Brasil no Índice de Liberdade Econômica”, e o polêmico “Aquecimento ou Histeria Global?” e sempre com nomes importantes, como Henrique Meirelles, Paulo Guedes, Pedro Malan, Henry Macksoud, Rodrigo Constantino e muitos outros.
Para quem estiver em Porto Alegre, o Fórum da Liberdade será realizado no campus da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Prédio 41 Av. Ipiranga 6681, Bairro Partenon, dias 7 e 8. E para quem quiser conhecer mais detalhes sobre o Fórum da Liberdade – programação, locais e breve apresentação dos palestrantes – aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para a página oficial do Fórum, que é o www.forumdaliberdade.com.br.