XII Marcha Contra a Corrupção no Piauí chega ao fim
Boa noite, Thiago Matheus! Boa noite ouvintes aqui do Agito! Duas semanas atrás falamos de uma das iniciativas mais impressionantes que a cidadania já organizou aqui no Brasil: a décima-segunda Marcha contra a Corrupção.
Sob a liderança do movimento Força Tarefa Popular e apoio técnico do Instituto de Fiscalização e Controle, o IFC, cerca de 30 voluntários atravessaram mais de 150 km em pleno sertão do Piauí. O trajeto foi feito a pé, e as histórias que os marchantes nos trazem são um retrato muito vivo da força de vontade de cidadãos esquecidos pelo poder público, mas determinados a aprender como lutar por seus direitos e pelo bem comum.
Foram 6 municípios visitados: Guariba, Caracol, Jurema, Anísio de Abreu, São Braz e São Raimundo Nonato. Em todos eles, o grupo procurava prefeitos, vereadores e secretários para conhecer os investimentos municipais e depois percorria algumas comunidades para saber se de fato os investimentos foram feitos. Além disso, a Marcha reuniu em palestras dezenas de cidadãos interessados em conhecer um pouco mais sobre os conceitos básicos da cidadania. Principalmente o dever que todos temos de fiscalizar o que os governantes fazem com o dinheiro público e como podemos nos utilizar das instituições de Estado para fazer valer nossos direitos.
Um caso exemplar aconteceu logo na primeira cidade visitada, Guaribas. A situação não era animadora, com obras públicas não concluídas, ruas de terra que deveriam estar calçadas, material didático novo que não era distribuído aos estudantes, um centro cultural que servia apenas de depósito da prefeitura, e por aí vai.
Após uma palestra sobre cidadania e as instituições de Estado, os cidadãos da cidade decidiram montar um relatório de todas as irregularidades. Com ajuda dos voluntários da Marcha, esse relatório será enviado ao Ministério Público estadual para que a situação seja investigada. Detalhe importante: durante a visita da Marcha em Guaribas, o grupo não conseguiu ser recebido pelo prefeito ou pelos vereadores, o que mostra bem como anda o espírito dos governantes naquela pequena cidade piauiense, que infelizmente tem um dos piores índices de desenvolvimento humano no estado.
Vale a pena conhecer aqui no www.avozdocidadao.com.br o relato completo dos voluntários que participaram dessa jornada histórica. Acessem também o site da Força Tarefa Popular, o www.marchacontraacorrupcao.info.
Este é um exemplo claro de que preocupação com o bem comum e responsabilidade política não dependem de posse ou de classe social. É dever de todos nós.