“Verdade ou Consequência?” – o desafio do Meu Rio aos candidatos a vereador
Continuando o papo da semana passada, quando falamos dos sites “Compromisso Público” e “Ranking dos Políticos”, hoje vamos continuar no tema do controle social sobre mandatos, governos e orçamentos públicos.
Pois bem, o movimento carioca Meu Rio tem se dedicado nos últimos dois anos a desenvolver diversas ferramentas para aproximar os cidadãos internautas das discussões mais fundamentais da cidadania, como o controle social, a responsabilidade política, e a mobilização dos cidadãos comuns para que se tornem conscientes e atuantes.
E a mais nova ferramenta do Meu Rio já está no ar, visando a conscientização dos cidadãos para as próximas eleições de outubro. É o site “Verdade ou Consequência”, que pretende se tornar um ponto de consulta e troca de informações sobre os candidatos a vereador no município.
O formato é o de um jogo de perguntas e respostas. Os visitantes sugerem uma pergunta a fazer a um candidato ou o desafiam a fazer alguma coisa quando eleito. Vamos dar um exemplo. Uma das perguntas que já estão no site é bastante oportuna em face dos megaeventos internacionais que teremos pela frente: “Você é a favor da transparência nos gastos com Copa e Olimpíadas, além da participação civil em decisões de orçamento que sejam polêmicas?”.
Já um bom exemplo de desafio que está no site “Verdade ou Consequência” é este: “Se você for eleito, se comprometerá a publicar a ordem do dia das sessões da Câmara com uma semana de antecedência, para que os eleitores possam fiscalizar a atividade legislativa com maior eficiência?”. Muito bom esse desafio, não?
Cada pergunta ou desafio lançado no site pode ser votado pelos internautas para que depois os próprios candidatos possam usar como metas de suas campanhas. O Meu Rio publicou um manifesto no site convidando os candidatos a participarem ativamente desse jogo de perguntas e respostas. Afinal, eles só têm a ganhar mostrando a cara e suas convicções ao cidadãos eleitores.
Fica aí a dica para outros municípios entrarem em contato com o pessoal do Meu Rio para implantarem o sistema em seus municípios. Quanto mais soubermos sobre os candidatos, melhor as chances de transformarmos o baixo nível de nossa representação política numa representação de qualidade e alinhada às aspirações dos cidadãos e ao bem comum.
Clique aqui no www.avozdocidadao.com.br e curta nosso link para o site “Verdade ou Consequência.org.br”, do movimento Meu Rio.
Daqui a pouquinho a gente vai falar sobre um outro fundamento da cidadania: a liberdade de escolha. É já, já!