Uma Verdade Inconveniente, documentário de Al Gore já está em cartaz no Brasil

Conforme mencionamos aqui há duas semanas, quando falamos do I Forum das Lideranças em Sustentabilidade, já está nos cinemas de todo o país um dos filmes mais importantes para a história deste planeta.

Através do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, descobrimos que agora não podemos mais compreender cidadania apenas no âmbito de uma cidade ou país. Definitivamente, a questão é a consciência de plena cidadania planetária. De fato, precisamos nos comportar como o que realmente somos: irmãos morando na mesma casa. E dependendo dela para continuar vivendo.

Nascido a partir de um conjunto de palestras do americano Al Gore, o documentário traça um panorama dos mais preocupantes sobre o aquecimento global, suas causas, sua gravidade e o pouco que tem sido feito para revertê-lo.

Gore apresenta uma seqüência simples de imagens, ao estilo de um “slideshow”, para falar também um pouco de sua trajetória de “ex-próximo presidente dos Estados Unidos”, como ele mesmo brinca. O político perdeu as eleições de 2000 para George W. Bush, num pleito que colocou em xeque o próprio sistema eleitoral americano. Deu a volta por cima abraçando um tema que estuda há décadas: o meio ambiente e a destruição que nós humanos causamos a ele.

Segundo o político, se o ritmo de agressões continuar, nos resta pouco mais de uma década para que nosso planeta comece a se tornar hostil à vida humana. As previsões falam de catástrofes naturais cada vez mais fortes e freqüentes, principalmente inundações, secas, furacões e degelo em áreas críticas, como os pólos. Em certo momento Al Gore faz um alerta pungente: o que fazer com milhões de refugiados, expulsos de suas terras de origem? O que se discute aqui não é mais sobre áreas isoladas, mas sobre territórios imensos, praticamente países inteiros estariam condenados a desaparecer sob as águas.

“Uma Verdade Inconveniente” nos mostra de forma cabal que todos nós, principalmente os países desenvolvidos como Estados Unidos, China, Índia e outros, precisamos rever com a máxima urgência nossas políticas sobre o meio ambiente sob pena de arrastar a humanidade inteira para um problema de solução a cada dia mais difícil. Uma frase no documentário ilustra bem do que se trata: “algumas verdades são difíceis de ouvir porque, se você realmente as ouvir, e entender que elas são realmente verdade, então você tem que mudar. E mudar pode ser bem inconveniente”.

Aqui na Voz do Cidadão temos uma apresentação sobre coleta seletiva que vocês podem baixar e repassar para seus contatos, além do trailer do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore.

Para assistir e participar deste debate!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.