Troféu Vassoura de Ouro já tem votação aberta

Troféu Vassoura de Ouro já tem votação aberta

Hoje, terça-feira de carnaval, a dica vai para uma das iniciativas mais divertidas – e ao mesmo tempo sérias – da cidadania brasileira.

Já está aberta desde a semana passada a votação no Facebook para a escolha do vencedor do Troféu Vassoura de Ouro 2013. O troféu é um contraponto ao já famoso prêmio Algemas de Ouro, criado pelo Movimento 31 de Julho, só que pelo lado positivo e atuante da cidadania.

Se o prêmio Algemas de Ouro é a ridicularização da delinquência política brasileira, o troféu “Vassoura de Ouro” busca reconhecer a personalidade que mais se destacou em 2012 no combate à corrupção e a impunidade. Este ano, os candidatos são Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, por sua atuação como relator do processo do mensalão; Ayres Britto, ex-presidente do STF, por ter iniciado o julgamento do mensalão; Roberto Gurgel, procurador geral da República, pelo processo do mensalão; Eliana Calmon, ex-corregedora nacional de Justiça, por tornar mais rigorosa a atuação do Conselho Nacional de Justiça; Sepúlveda Pertence por sua atuação na Comissão de Ética da Presidência da República; senador Randolfe Rodrigues, por sua atuação na CPI do Cachoeira; e finalmente, o juiz Marlon Reis, coordenador do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral (MCCE) e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa.

Esta iniciativa tem o mérito de mostrar o lado positivo da representação política e, com isso, combate a argumentação muitas vezes cínica de que “não é possível mudar o que está aí”, que “os políticos são todos iguais”, ou que “não vale a pena sujar as mãos com política”. Quando na verdade a cultura do jeitinho e da impunidade só vai acabar quando os cidadãos de bem, conscientes e atuantes, se dispuserem a participar da vida pública e até mesmo se candidatar. Ou, caso não queiram, pelo menos que procurem conhecer bem os candidatos a cargos públicos, que fiscalizem os mandatos dos cidadãos eleitos e a execução de orçamentos públicos e, mais do que isso, que incentivem outros cidadãos a fazer o mesmo.

Daí o troféu Vassoura de Ouro ser tão oportuno. Segundo Marcelo Medeiros, coordenador do Movimento 31 de Julho, “é necessário homenagear os brasileiros que se destacam no combate à corrupção, para que os bons exemplos inspirem políticos, autoridades e principalmente a juventude do país”.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para a votação no Facebook, que vai até o dia 28 de fevereiro. Acesse, manifeste-se e convide seus amigos a participar! E boa folia a todos!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.