The Economist lança o Índice Global da Paz (Global Peace Index)

Foi lançado semana passada, num evento simultâneo em Londres e Washington, o Global Peace Index (Índice Global da Paz), resultado de uma pesquisa em mais de 100 países e que coloca nosso Brasil apenas no 83º lugar dentre as nações com melhor índice de paz em seu território.

O Índice Global da Paz é uma iniciativa da revista britânica The Economist, a partir do esforços do pacifista australiano Steve Killelea, cuja entidade, a TCF (The Charitable Foundation) atende algumas das comunidades mais carentes no mundo, em Ruanda,, Uganda, Laos, Burma e Timor Leste.

Muitas personalidades e entidades políticas importantes no cenário mundial já manifestaram publicamente seu apoio à iniciativa do Índice, como o próprio Dalai Lama, o ex-presidente americano Jimmy Carter, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, a Anistia Internacional e vários vencedores do prêmio Nobel.

A idéia é mapear anualmente como se desenvolvem as áreas de conflito em todo o mundo, e o quanto isso afeta seus cidadãos. Nas três primeiras posições, nenhuma surpresa. A campeã da paz é a Noruega (que já estava dentre as primeiras nas listas de índice de desenvolvimento humano – IDH), seguida de Nova Zelândia e Dinamarca. Na lanterninha dos 121 países pesquisados, o Iraque, que já enfrenta uma guerra civil há anos. ma surpresa importante foi a posição dos Estados Unidos, atrás até do Brasil, na 96ª posição.

Para montar a classificação desse índice, foram levados em consideração 24 fatores, dentre os quais o nível de violência interna no país, volume de gastos militares, força do crime organizado, acesso fácil a “armas de pequena destruição” (revólver ou pequenos explosivos), corrupção local, e o nível de respeito aos direitos humanos. Ou seja, por estes itens, não é nenhuma surpresa que tenhamos ficamos com apenas a 83ª posição.

Algumas conclusões divulgadas pelo The Economist já vinham sendo discutidas por nós aqui: a paz está relacionada a indicadores como renda, escolaridade e nivel de integração regional; e os países mais pacíficos possuem níveis mais altos de transparência governamental e baixo nível de corrupção.

Pois aqui na Voz do Cidadão vocês podem conferir a lista completa do Índice Global da Paz e o impressionante Mapa da Paz, com a marcação de todos os países pesquisados, por nível de paz. Todos os resultados e o movimento que gerou o Índice podem ser conferidos no nosso link direto para o site de Steve Killelea (em inglês), o www.visionofhumanity.com.

Acessem e participem deste debate!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.

O Jetpack Protect bloqueou a página de login do seu site.

O Jetpack Protect bloqueou a página de login do seu site.

Seu endereço IP 185.191.171.1 está na lista de bloqueios por potenciais violações de segurança. Você pode desbloquear seu login enviando a você mesmo um link de recuperação. Saiba mais