Tentativa de manipulação marca o Troféu Algemas de Ouro 2012

Tentativa de manipulação marca o Troféu Algemas de Ouro 2012

Domingo passado, no Rio de Janeiro, tivemos a entrega de um prêmio divertido, e ao mesmo tempo bastante sério: o Troféu Algemas de Ouro 2012. Organizado através das redes sociais pelo Movimento 31 de Julho, o Troféu já está na sua segunda edição e procura captar a opinião da sociedade sobre os políticos considerados os mais corruptos daquele ano.

Mas, nesta edição, um fato chamou a atenção. Alertados por centenas de comentários nas redes sociais, os organizadores descobriram uma grande tentativa de fraude nos resultados de diversos “candidatos”. Dos mais de 23 mil votos computados, foram descobertos indícios de fraude em pelo menos 9 mil, o que criaria falsos “vencedores” do prêmio de mais corrupto do ano.

E o comentário de hoje é justamente sobre esse incidente no Troféu Algemas de Ouro. Primeiro, nada mais emblemático do Brasil político de hoje que uma tentativa de fraude contra um movimento anti-fraude, não é mesmo?

Em segundo lugar, isso mostra que a classe política está, sim, antenada com o que acontece na rede. Mas que nem sempre isso significa um movimento de saudável interação com a sociedade, de descobrir qual a sua opinião sobre diversos temas – até sobre suas tendências políticas – ou mesmo de apresentar propostas aos cidadãos. Na verdade, trata-se de um espelho do que assistimos no dia a dia da política, onde as negociatas, o toma-lá-dá-cá, e a falta de transparência têm sido a tônica.

Em segundo lugar, a boa notícia. Sejam os fraudadores quem forem, se tiveram o trabalho de tentar alterar uma enquete como a do Movimento 31 de Julho é porque estão dando real importância à iniciativa, e sabem que, cada vez mais, o que repercute nas redes sociais também ganha a vida real. E que isso pode significar votos a mais ou a menos nas eleições (que é o que interessa mais a eles).

Por fim, temos a percepção de que o tiro saiu pela culatra, na medida em que a tentativa de fraude acabou chegando aos jornais de massa, trazendo publicidade negativa.

É por isso que a participação de todos nas iniciativas das organizações da sociedade civil – especialmente aquelas dedicadas ao combate à corrupção e a impunidade – é fundamental e vale a pena, sim. Essa é a verdadeira essência dos cidadãos atuantes que aos poucos vão conseguindo transformar a cultura de responsabilidade político no país. Pois só a cidadania é a mais eficaz barreira contra a impunidade.

Confira a tabela final da votação do Troféu deste ano aqui na Voz do Cidadão!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.