TCU lança portal para acompanhamento de gastos da Copa 2014
Como todos sabemos, a Copa do Mundo de futebol de 2014 será sediada no Brasil. Ao todo, 12 cidades brasileiras receberão jogos da Copa mas, mais do que isso, receberão também repasses de verbas federais para as obras necessárias, como a construção e reforma de estádios e a ampliação da infraestrutura de transporte, dentre outras. Com certeza, um grande volume de recursos será repassado a esses estados e municípios e reza a boa cartilha da cidadania que o controle desse dinheiro deve ser realizado de forma transparente e firme.
Pois para facilitar o acompanhamento dessa movimentação pela sociedade, o Tribunal de Contas da União, o TCU, acaba de apresentar hoje em Brasília as ações preventivas que pretende utilizar para acompanhar os preparativos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Dentre elas, está a manutenção de um portal atualizado regularmente com os dados das auditorias feitas pelo TCU e tribunais de contas estaduais e municipais.
A execução dos recursos será de responsabilidade dos estados e municípios que receberem o repasse, e a competência para fiscalizar é dos tribunais de contas estaduais e municipais, pois nesses casos o recurso deixa de ser federal.
Segundo o TCU, cada tribunal de contas ficará responsável por publicar documentos e informações sobre os percentuais de execução física e financeira das obras que fiscalizar. As ações de organização da Copa executadas por órgãos federais e as obras realizadas diretamente pela União, a exemplo de portos e aeroportos, serão fiscalizadas pelo TCU. O tribunal também vai analisar os empréstimos concedidos pelo BNDES e pela Caixa a estados e municípios.
Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram um link direto para o portal de acompanhamento dos recursos para a Copa, que é o www.tcu.gov.br/copa2014.
Acesse regularmente e ajude a fiscalizar o investimento do dinheiro público.