Tangará da Serra dá exemplo de cidadania atuante
Thiago, agora vamos comentar as ações de um grupo de cidadãos atuantes do interior do estado de Mato Grosso, mais precisamente na jovem Tangará da Serra, cidade que tem apenas 37 anos de existência.
Em Tangará, um grupo de cidadãos decidiu fazer uma manifestação diferente contra a ineficiência do poder público nos trabalhos de conservação das ruas e estradas do município. O movimento “Até quando você vai ficar sem fazer nada?” criou uma série de adesivos bem chamativos, parecendo grandes curativos, que foram colados em buracos e rachaduras de calçadas da cidade.
Os “curativos” trazem diversas mensagens pedindo não apenas por mais ação do poder público em relação às ruas, mas também melhor acessibilidade para cadeirantes, carrinhos de bebê e pedestres.
Um dos organizadores do movimento, Pedro Homsi, afirma que essas demonstrações de insatisfação são fundamentais. Para ele, “todo e qualquer tipo de manifesto tem importância graças à pressão popular. Não podemos parar de manifestar mesmo que seja apenas em dupla ou sozinhos”.
Mas essa consciência não deve vir apenas dos governantes e gestores públicos. A sociedade também precisa participar. Aline Gramarin, também do movimento, acredita que a manifestação “não é somente para o poder público, mas também à sociedade que precisa manter suas calçadas sem rachaduras e buracos”.
Pois é essa consciência de cidadania demonstrada por Tangará da Serra que deve servir de exemplo para o resto dos cidadãos brasileiros. Cidadania não é apenas ter a consciência do problema. é preciso transformar consciência em conduta social. Isso significar participar diariamente, cobrar dos governantes a devida execução dos orçamentos, se organizar em grupos de monitoramento e controle social, e se aliar às instituições de Estado dedicadas à fiscalização e controle. Mas, acima de tudo, é procurar mobilizar outros cidadãos para que façam o mesmo.
Isto sim é a verdadeira cidadania, consciente e atuante, que será capaz de fazer a grande transformação que as manifestações nas ruas estão pedindo.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br, você têm mais detalhes desta oportuna história que veio do interior do Mato Grosso. Vale a pena conhecer.
Até a semana que vem!