Taking Liberties: a luta histórica pelos direitos civis

Taking Liberties é o nome da maior exposição sobre a história dos direitos civis já realizada na Inglaterra. Aberta ao público na British Library de outubro deste ano até março do ano que vem, Taking Liberties também pode ser acompanhada pela internet, por um livro escrito pelo historiador Mike Ashley ou mesmo por um documentário que tem o mesmo título.

Uma exposição das mais fundamentais para a cidadania, principalmente nestes tempos de grande cerceamento das liberdades civis, onde as câmaras de vigilância se espalham e invadem a privacidade dos cidadãos, a internet sofre seguindas tentativas de censura por diversos países, e até nosso DNA corre o risco de ser mantido compulsoriamente em bancos de dados governamentais.

Pois Taking Liberties: a luta pelos direitos e liberdades da Inglaterra vem resgatar o debate sobre este conceito fundamental para a existência da própria cidadania. Em seu livro, Ashley expõe e aprofunda de maneira didática a conquista das liberdades civis do povo britânico. Uma luta que começa com a celebração da Carta Magna em 1215 e passa pela execução do rei Charles I em 1649 e pela contribuição de cidadãos determinados.

Alguns conceitos fundamentais para a cidadania e democracia hoje foram moldados em terras britânicas, como o limite ao poder do rei e a instituição do chama “império da lei”, expressos no Bill of Rights de 1689. Ou seja, desde os primórdios da organização social e política inglesa está claro que a liberdade não se trata apenas de um direito de cidadãos entre cidadãos (liberdades civis) garantidas pelo Estado, mas sobretudo a liberdade econômica e política dos cidadãos governados em face de seus próprios governantes (liberdades políticas).

Basta observar a distinção entre as concepções latina e anglo-saxã de liberdade, em que a etimologia do termo inglês cunhado exatamente nos idos do século X e XI, momento em que estava sendo constituída a nação inglesa: freedom que se opõe a kingdom, onde dom é domain, dominus, domínio, território onde se discute quem exerce ou não, e até que limite, o poder de coletar impostos.

Aqui na Voz do Cidadão vocês tem um link especial para o site da grande exposição da British Library, www.bl.uk/takingliberties.

Para acessar e compreender a importância das liberdades civis para a história da humanidade, da democracia e da cidadania.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.