SOS Eleitor vai divulgar informações sobre candidatos

Conforme os veículos de comunicação noticiaram, duas ONGs que mencionamos em nossas conversas, a Contas Abertas e a Transparência Brasil, além da Associação de Jornalistas Investigativos, estão a um ponto de concretizar um projeto dos mais oportunos para a luta da cidadania em nosso país.

Com o apoio de diversos parlamentares, dentre os quais os deputados Antonio Carlos Biscaia e Fernando Gabeira, as ONGs querem lançar o site SOS Eleitor, dedicado a divulgar informações sobre a vida pública e pessoal de cada candidato já para as próximas eleições. A proposta foi apresentada primeiramente a membros das CPIs dos Sanguessugas, que concordaram em divulgar as informações produzidas pela Comissão, além de apoiar a iniciativa. Hoje, terça-feira, representantes das associações voltam a se reunir com diversos parlamentares para apresentar-lhes maiores detalhes do projeto.

Inicialmente, o site divulgará informações sobre os candidatos aos cargos federais e majoritários. A idéia, porém, é que o universo seja ampliado gradativamente, de forma a se criar uma rede abrangendo estados e municípios.

O site irá pesquisar e divulgar a vida pregressa de todos políticos. Poderemos saber, por exemplo, se o nome de um candidato constou ou consta nos relatórios das CPIs do Banestado, Mensalão e Sanguessugas. E, também, se o nosso voto pode ir para um candidato com pendências no STF, STJ e TCU ou que, eventualmente, esteja sendo processado pelo Ministério Público. Informações muito importantes e que podem ser decisivas no momento da escolha em quem votar.

Uma iniciativa que tem o total apoio aqui da Voz do Cidadão, que vem fazendo um trabalho na mesma linha, em sua seção Memória Política (clique aqui >>), com o registro também de cenas memoráveis para a história política recente do país, como o discurso do próprio Gabeira contra o então presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcante. Ou o “samba da pizza”, da deputada Ângela Guadagnin.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.