Site “traduz” notícias para crianças de 8 anos

ouvirRubens, agora vamos continuar falando de educação para a cidadania, mas desta vez para crianças a partir de 8 anos de idade; nossos futuros cidadãos conscientes e atuantes.

Uma iniciativa exemplar de cidadania vem de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, e promete uma verdadeira revolução na educação de crianças para os principais conceitos da cidadania.

Estamos falando do site “Recontando”, criado no ano passado pela jornalista Simone Ronzani. A ideia é “traduzir” para as crianças diversas notícias do dia a dia das pessoas, através de ilustrações, vídeos, jogos e brincadeiras adequadas a essa faixa etária.

Assim, temas como as leis de coleta seletiva de lixo, a mais recente fuga de presos, o incêndio na boate em Santa Maria e muitos outros são levados para as crianças junto com um convite à reflexão sobre como funciona a nossa sociedade e qual o verdadeiro papel dos cidadãos para o bem coletivo.

Vale aqui comentar a experiência de sucesso na Inglaterra. Lá, a Fundação da Cidadania, a Citizenship Foundation, se dedica a levar os temas da cidadania para jovens a partir de 6 anos de idade, com o apoio de associações de juízes e de advogados e até dos próprios empresários ingleses. Anualmente a Fundação organiza jogos coletivos e torneios que procurar incentivar uma conduta cidadã na sociedade, além de fazer as crianças compreenderem desde cedo os princípios fundamentais da cidadania, como os valores da propriedade, da vida, da legalidade, da moralidade e da justiça.

Já com a experiência do “Recontando”, o objetivo dos organizadores agora é ampliar seus horizontes, usando a internet para apresentar episódios em inglês e francês para crianças de outras partes do mundo.

Parabéns aqui da Voz do Cidadão à iniciativa do Recontando. Para quem quiser conhecer melhor e até mostrar para seu filho ou para os professores na escola, aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm um link direto para o www.recontando.com.

Até a semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.