Site de microcrédito para empreendedores é sucesso mundial

Num país como o Brasil, onde as taxas de juros são uma das altas do mundo e a burocracia pública e privada desestimula – quando não impede totalmente – a abertura de novas empresas, como fazer chegar aos microempreendedores o crédito necessário para a criação ou desenvolvimento de seus negócios?

Uma experiência que é sucesso mundial – mas que ainda não chegou ao Brasil – pode muito bem ser a chave para o sucesso dessa equação. Criado a pouco mais de dois anos por uma dupla de californianos, o site Kiva é especializado em conseguir dinheiro para microempreendedores de uma maneira, rápida, democrática e transparente. E tudo isso usando a maior ferramenta de cidadania de hoje: a internet.

A idéia é simples: através de um site de relacionamentos com uma mecânica parecida com o famoso Orkut, microempreendedores divulgam o perfil de seu negócio e o que precisam para por em prática suas idéias. Na outra ponta, o site permite que investidores tomem conhecimento dessas oportunidades e façam o empréstimo de qualquer valor a partir de um mínimo de 25 dólares.

Pois o Kiva já é um sucesso presente em cerca de 40 países, movimentando mais de 19 milhões de dólares em microcrédito. Um excelente modelo para o mercado brasileiro de microcrédito, hoje operado por instituições financeiras tradicionais ou ligadas a grandes bancos, onde ainda predomina a famosa frase “crédito sujeito a análise” que, na prática, acaba afastando milhares de candidatos a microempreendedores.

Segundo o Sebrae, na última pesquisa internacional sobre o tema, feita em 2005, o Brasil continua com uma grande vocação ao empreendedorismo, com uma taxa de 11,3% de novos empreendedores ao ano (a sétima dentre os países participantes da pesquisa). Sem dúvida, alternativas como o Kiva estão dentre as soluções que a nova economia de mercado pode oferecer, depois que as experiências de economias estatais planificadas fracassaram.

Para quem quiser conhecer mais sobre o Kiva, é só clicar em www.kiva.org. Aqui na Voz do Cidadão vocês têm acesso à íntegra da pesquisa GEM (Monitor do Empreendedorismo Global, em inglês) de 2006, divulgada pelo Sebrae em seu site.

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