Site Avaaz.org lança campanha mundial para sensibilizar líderes sobre aquecimento global
Acaba de ser lançada na internet uma das campanhas mais importantes para a causa do que chamamos de “cidadania planetária”. O site Avaaz.org está convocando cidadãos de todo o mundo para uma mobilização de alerta aos dirigentes mundiais sobre a necessidade urgente de medidas radicais para enfrentar o problema do aquecimento global. O termo “Avaaz”, em algumas línguas asiáticas, significa “voz” ou “canção”.
Para quem não conhece, o Avaaz.org é um desdobramento da campanha CeaseFire, dedicada a um cessar-fogo no oriente médio. Com o apoio de entidades americanas de mobilização como o MoveOn e o ResPublica, o Avaaz nasceu para mobilizar cidadãos em todo o planeta para pressionar seus dirigentes a tomar uma atitude contra o problema que mais de 2000 cientistas já demonstraram ser gravíssimo e muito urgente. Uma atitude de busca pelo controle social dos mandatos que também aqui no Brasil vemos se fortalecer a cada dia.
Através de uma criativa campanha de TV em várias capitais nos cinco continentes, o Avaaz conclama os cidadãos a aderirem a um abaixo-assinado a ser enviado a uma reunião de cúpula sobre aquecimento global que acontecerá em junho, na Alemanha. O texto do manifesto é direto: “As mudanças climáticas já são uma realidade hoje e produzirão efeitos catastróficos, a menos que sejam tomadas todas as medidas urgentes. Os líderes dos países mais poluidores do mundo se reunirão na Alemanha em junho. As prioridades dessa cúpula estão sendo decididas neste exato momento. Assine o abaixo-assinado a seguir para dizer aos líderes mundiais que é necessária uma ação ousada contra esse problema agora”.
Já na campanha de TV, são mostrados os quartos dos presidentes George W. Bush, Vladimir Putin e Jacques Chirac, com todos eles dormindo calmamente. O texto é bem incisivo: “O aquecimento global já chegou. Mas nossos líderes ainda não despertaram. Agora você pode acionar o alarme. Acesse avaaz.org para enviar a seu representante um toque de despertar.”
Afinal, quando falamos em cidadania planetária, falamos dos esforços para garantir que as opiniões e os valores universais da civilização ocidental – e não apenas das elites políticas e corporações que somente prestam contas aos cidadãos quando estão sob pressão popular – passem a ser a base para as decisões internacionais. E, como já mencionamos algumas vezes, o espaço mais amplo e democrático para isso só poderia ser a internet. Daí o sucesso de um movimento como o Avaaz.
Como o próprio site diz: comecem a trabalhar para firmar um novo pacto mundial este ano. Estabeleçam metas globais compulsórias para emissões visando reverter a catástrofe das mudanças climáticas. Tomem medidas ousadas imediatamente.
E que isso valha tanto para Bush, Putin e Chirac, quanto para Lula, Chavez, Uribe e todos os dirigentes do planeta. Aqui no site, vocês podem assistir ao vídeo do Avaaz com legendas em português. Temos também um link para o abaixo-assinado da entidade. Acessem e participem!