Senado oferece curso sobre a Lei do Acesso à Informação

ouvirBoa noite, Thiago Matheus! Boa noite ouvintes do Agito! Vocês devem se lembrar que em fins de 2011, portanto dois anos atrás, o Brasil passou a contar com mais um marco legal de grande importância para a cidadania: a Lei do Acesso à Informação Pública. Ou simplesmente, LAI.

Por causa dessa lei, todas as esferas do poder público nacional estão obrigadas a fornecer a qualquer cidadão informações de seu interesse. A exceção, claro, são os dados classificados como secretos, ultrassecretos ou reservados.

Mas a coisa não vem andando tão bem como a LAI determina. Dentre os três poderes, apenas o conjunto de órgãos do Executivo tem feito um trabalho melhor. Segundo relatórios da Controladoria-Geral da União, nada menos que 98% das solicitações feitas ao Executivo foram respondidas. No poder Legislativo só a esfera federal tem correspondido às expectativas, com um índice de respostas na Câmara Federal de 99%. Mas nas esferas estadual e municipal dos três poderes, a taxa de resposta é baixíssima.

Em muitos casos, não se trata de má-fé ou negligência do servidor ao qual a solicitação é feita. É pura falta de entendimento da importância da lei e até mesmo do que fazer para recuperar a informação pedida. E foi justamente por perceber esse problema que o Instituto Legislativo Brasileiro, o Interlegis, órgão do Senado, decidiu oferecer um curso on line gratuito sobre a lei. O objetivo é capacitar para os procedimentos corretos no atendimento relativo à nova LAI, numa carga horária de 40 horas. O público-alvo são justamente os servidores dos legislativos federal, estadual, municipal e distrital, além do público em geral.

Nunca é demais lembrar que a Lei do Acesso à Informação faz parte de um conjunto de normas legais fundamentais para o chamado controle social dos cidadãos sobre mandatos, orçamentos e políticas públicas. São elas as leis de Improbidade Administrativa, de 1992, a de Responsabilidade Fiscal, de 2000, a da Transparência, de 2009, e a da Ficha Limpa, de 2011.

Vale a pena acessar aqui no www.avozdocidadao.com.br o link direto para a página do Senado que contém todas as informações sobre o curso e como se inscrever. E aqui no nosso portal vocês também podem baixar a cartilha “Lei do Acesso à Informação – o que você precisa saber”, também desenvolvida pelo Senado para o público em geral.

Não custa repetir, informação é a base dos verdadeiros agentes de cidadania, que são aqueles que não apenas se manifestam no espaço público mas também querem participar, oferecendo propostas para aperfeiçoamento de nossa representação política.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.