Resultados da sétima rodada de enquetes da Voz do Cidadão
Passamos hoje a divulgar os resultados da sétima rodada de enquetes aqui da Voz do Cidadão. Nesta rodada, excepcionalmente, decidimos ficar um pouco mais tempo com esta sétima rodada, justamente tendo em vista a conclusão das eleições parlamentares. Pois vamos aos resultados.
Aos cidadãos moradores, perguntamos se acham que a delinqüência dos jovens de classe média está relacionada com uma falta de responsabilidade dos pais sobre a educação dos filhos. De um total de 858 respostas, 86% (ou seja, 738 votos) disseram que sim, e apenas 12% (104 votos) acham que não. 2% dos cidadãos (16 votos) afirmaram não saber o que dizer. Este resultado demonstra uma maior percepção de responsabilidade civil dos cidadãos, em especial na questão da educação familiar.
Para os cidadãos eleitores, a pergunta foi bem direta. Quisemos saber se, na opinião deles, as CPMIs no Congresso influenciaram o desempenho dos candidatos nas próximas eleições. De 626, 340 cidadãos (54%) disseram que sim, e 290 (43%), que não. Apenas 3% (17 votos) disseram não saber. Uma diferença bem apertada que indicou a capacidade de avaliação da responsabilidade política dos cidadãos eleitores antes da votação.
Para os cidadãos contribuintes perguntamos se achavam que a política econômica de juros altos seria alterada ao longo do ano de 2006 para ajudar o governo nas eleições. Aqui não teve muita dúvida, não. Dos 510 cidadãos que responderam, 309 (ou seja, 61%) disseram que sim, e 179 (35%) que não, contra apenas 4% (22 votos) que afirmaram não saber. Um indicativo de que os cidadãos começam a entender melhor a vincalução entre política e responsabilidade fiscal.
E finalmente, para os cidadãos consumidores, perguntamos se eles acham que o brasileiro está aprendendo a adiar um consumo imediato para obter no futuro maiores descontos numa compra à vista. Foram 485 respostas e, delas, 194 (40%) foram que sim, e 273 (56%), que não. Novamente uma percepção dividida sobre o cidadão consumidor brasileiro. Apenas 4% (18 votos) afirmaram não saber.
Na próxima semana, vamos falar sobre as novas enquetes que entram no ar, na oitava rodada. E aproveitamos para convidar a todos para conhecer as outras ferramentas de informação e manifestação do site, como nossos manifestos, a agenda da cidadania, a galeria dos cidadãos exemplares, os selinhos da cidadania e muito mais.
Acessem e participem!