Quanto pagamos pelo legislativo?
Através de um levantamento feito pelo economista José Roberto Afonso, o brasileiro paga, todo mês, 6 reais e 15 centavos para custear o legislativo, ou seja, os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Em 2004, o gasto com as 4 casas legislativas foi de 3 bilhões e 400 milhões de reais, o suficiente para fazer 4 obras como a polêmica transposição do rio São Francisco. Ou seja, dividindo esse valor pelo número de habitantes, descobrimos que cada um de nós gastou, ano passado, 73,70 reais com os parlamentares.
Do outro lado da moeda, e infelizmente, 80% das câmaras de vereadores do país ainda não votaram seu plano diretor, o que tornaria os orçamentos públicos pelo menos mais transparentes para os cidadãos eleitores e contribuintes que pagam toda esta conta.
É urgente que a sociedade civil se mantenha alerta e pressione por mais transparência e maior controle social dos gastos públicos, especialmente quando eles são fruto de atos corporativistas e abusivos, orquestrados por políticos não compromissados com um mandato cidadão.
Por isto, permaneceremos a postos aqui na Voz do Cidadão. E convidamos você para fazer o mesmo. Divulgue o conceito da verdadeira cidadania que não é simplesmente a boa conduta individual, mas sobretudo procurar influenciar outros da mesma forma. E cheque se os seus representantes políticos nas três esferas de representação, municipal, estadual e federal, estão cumprindo os preceitos de um mandato cidadão.
Veja o formulário dos compromissos do Mandato Cidadão aqui no site. É o melhor e mais sólido caminho para construirmos um país mais justo para todos. Participem!