Proteste revela que brasileiro desconfia de consumo ético

ouvirThiago, agora vamos comentar uma pesquisa que vale como um sinal de alerta para empresas que acham que o cidadão consumidor ainda se deixa enganar facilmente.

A associação Proteste de defesa do consumidor acaba de ser divulgar a pesquisa “Consumo Ético”, realizada de junho a agosto do ano passado, com cidadãos do Brasil, Itália, Espanha e Bélgica, com idades entre 18 e 65 anos. Para aplicar a pesquisa na Europa, a entidade contou com o apoio da Consumers International — que reúne representantes de 220 entidades de defesa do consumidor de todo o mundo. No total foram entrevistados mil e quinhentos brasileiros e mil e duzentos europeus.

Essa nova pesquisa da Proteste é reveladora: mais de 80% dos entrevistados acreditam que “responsabilidade social” não passa de estratégia de marketing usada por empresas com o objetivo de parecerem respeitáveis aos seus clientes. E essa visão crítica se estende também ao desempenho do poder público na fiscalização do comportamento dessas instituições e à pouca quantidade de informação levada ao público.

E tem mais: 75% acham que suas escolhas de consumo são uma forma eficaz de pressionar as instituições a melhorar sua conduta.

Detalhe interessante revelado é que o cidadão brasileiro toma conhecimento da atuação de empresas principalmente por meio da mídia. 86% dos brasileiros se informam através dos meios tradicionais de comunicação. Em seguida vêm a internet, com 85% e as organizações da sociedade civil, com 83%.

O que se pode compreender dessa pesquisa é que os cidadãos brasileiros estão cada vez mais atentos sobre o que as empresas “prometem” aos seus consumidores, até mesmo com relação a sustentabilidade, consumo ético, cidadania corporativa e outros temas ligados à consciência de cidadania.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm à disposição mais detalhes sobre essa pesquisa internacional da Proteste. E fica aqui mais uma informação para as empresas que tanto esforço fazem na mídia: 46% dos cidadãos consumidores afirmaram ter deixado de comprar um produto, nos últimos 12 meses, devido à conduta de uma empresa.

E você aí em casa? Já deixou de adquirir algum produto ou serviço porque o fornecedor esteve envolvido em práticas ílícitas ou anti-éticas? Pensem nisso e até a semana que vem!

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