Projeto contra Ficha Suja será entregue no Congresso dia 29/09

Finalmente a cidadania está preparada para dar a volta por cima! O Movimento de Combate à Corrupção, o MCCE, acaba de divulgar que conseguiu as mais de um milhão e trezentas assinaturas de apoio dos cidadãos ao seu projeto de lei chamado de “Ficha Limpa”. O projeto pretende que políticos já condenados em primeira instância na Justiça sejam impedidos de se candidatar.

Falta apenas revisar e preparar as caixas. E no próximo dia 29 de setembro, as assinaturas arrecadadas em todo o Brasil serão repassadas ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer. O dia 29 foi escolhido por ser uma data simbólica para a cidadania. Nesse mesmo dia, dez anos atrás, passou a vigorar a primeira lei de iniciativa popular do Brasil, a Lei 9840/99, que trata do combate à compra de votos e ao uso eleitoreiro da máquina administrativa. Para vocês terem uma idéia do quanto a Lei 9840 foi importante, até hoje, só na esfera municipal, mais de 660 políticos (prefeitos, vices e vereadores) já foram cassados com base nessa lei.

Mas é bom lembrar que apenas entregar as assinaturas no Congresso não encerra o processo. A entrega é uma grande vitória da cidadania, mas ela marca apenas o encerramento da primeira fase da Campanha Ficha Limpa. Agora o próximo passo é o diálogo com os parlamentares para acompanhar a tramitação e aprovação do Projeto de Lei que vai evitar que maus políticos usem a representação política como escudo de impunidade contra a Justiça.

Para conhecer mais o projeto e aderir à campanha, basta visitar o site da iniciativa, o www.mcce.org.br. E aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar o formulário de adesão à Campanha Ficha Limpa. Quanto mais assinaturas pudermos enviar ao Congresso, maior vai ser a pressão sobre os políticos para que aprovem esse projeto vital para a cidadania e contra a demagogia.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.