Projeto Adote um Município

Tendo em vista a recente operação Fox da Polícia Federal , realizada em nove municípios dos Estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, e a detenção de oito prefeitos e mais 35 pessoas, entre secretários municipais, servidores e empresários suspeitos de desviar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e da Saúde, gostaríamos de chamar a atenção para o projeto Adote um Município.

O projeto Adote um Município (A1M) é uma iniciativa de combate à corrupção criada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) em parceria com a ong Amigos Associados de Ribeirão Bonito, a Amarribo. E que conta ainda com apoio importantes, como os do Instituto Ethos e da Transparência Brasil. Trabalhando em conjunto com outras entidades, essas duas instituições da sociedade civil criaram um sistema através do qual pessoas da comunidade e funcionários públicos da área de controle de finanças trabalham juntos contra a corrupção.

Desde sua criação, em novembro de 2004, o projeto Adote um Município ajudou a criar ou mesmo se associou a 42 ongs de combate à corrupção. Foram realizadas 15 caravanas “Todos Contra a Corrupção” e mais 6 estão marcadas para acontecer.

Em cada um desses municípios e em cada caravana o A1M, como é chamado pelos seus colaboradores, procura difundir a importância do controle social das contas públicas. Esse trabalho se transforma em fiscalização popular, a forma mais eficaz e cidadã de obrigar prefeitos e vereadores a cumprir com responsabilidade suas funções administrativas.

Evidentemente, o dinheiro bem aplicado acaba se revertendo em desenvolvimento social e econômico para o município, que poderá contar com saúde, educação, segurança e infra-estrutura de qualidade.

Segundo levantamentos da Controladoria Geral da União, a CGU, três em cada quatro prefeituras brasileiras – mais precisamente 77% – estão hoje envolvidas em graves irregularidades, como a recente fraude descoberta pela Polícia Federal na aquisição das ambulâncias. Apenas esse esquema, revelado pela Operação Sanguessuga, atinge um em cada dez municípios fiscalizados.

Está mais do que na hora de buscarmos – e colocarmos em prática – soluções para um eficaz controle dos mandatos e dos orçamentos públicos, e o projeto Adote um Município é um excelente começo. Aqui na Voz do Cidadão você tem um link direto para o projeto, que é o www.adoteummunicipio.org.br.

Participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.