Presidente da Transparência Internacional chega ao Brasil

Presidente da Transparência Internacional chega ao Brasil

Seguindo os temas relacionados à transparência e controle social do poder público, vamos hoje falar a visita que a presidente da organização Transparência Internacional está fazendo ao Brasil.

De hoje, terça-feira, até dia 15, quinta, Huguette Labelle, presidente da Transparência, cumprirá uma série de encontros relativos à organização da IACC – Conferência Internacional Anti-Corrupção, a ser realizada em novembro, em Brasília. A Conferência será um dos marcos da cidadania em 2012, junto com a Consocial, e vai reunir mais de 1.500 membros da comunidade anti-corrupção, incluindo chefes de Estado, da sociedade civil e do setor privado. Serão pelo 50 eventos, dentre oficinas e sessões plenárias. O objetivo é atrair para as discussões uma ampla gama de políticos, representantes dos governos local e nacional, pesquisadores, organizações de desenvolvimento internacional, a mídia, e as organizações da sociedade civil.

A IACC já está na sua 15º edição, o que mostra um compromisso já longo com as questões da transparência e do combate à corrupção em níveis globais. Em suas edições anteriores, os encontros já foram realizados em Bangkok, Atenas, Cidade de Guatemala, Seul, Praga e Lima, dentre outras capitais no mundo.

Aqui no Brasil, Labelle vai ter encontro amanhã, dia 14, com a presidente Dilma, para falar sobre a conferência e o parceiro brasileiro da organização, a Amarribo Brasil. Além disso, vai se reunir com o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Antonio Cezar Peluso. Logo após, às 16:30h, será realizada uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto junto com Jorge Hage, ministro da Controladoria-Geral da União, a CGU, para informar a todos como andam os preparativos para a conferência internacional.

Vale deixar aqui registrada a importância da participação da Amarribo no processo. Criada no interior de São Paulo para liderar os esforços contra a corrupção local e pela conscientização e mobilização dos cidadãos para o controle social de mandatos, governos e orçamentos, a Amarribo passou a ser um exemplo bem sucedido de organização e hoje coordena uma rede de mais de 200 entidades congêneres espalhadas por todo o país.

Com estas credenciais, a Amarribo firmou um Memorando de Entendimento com o Conselho da Conferência Internacional Anticorrupção – IACC; a Transparência Internacional – TI e a Controladoria-Geral da União para a realização da 15ª IACC, assumindo a condição de principal e mais importante parceira da CGU na organização deste evento de relevância internacional.

Para quem quiser conhecer melhor como estão os preparativos para a 15a Conferência Internacional Anti-Corrupção, aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para a página brasileira do evento, no 15iacc.org.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.