Portal de Combate à Corrupção tem o seu primeiro encontro de trabalho

Agora no início de maio, participamos de um encontro de trabalho envolvendo mais de 130 ongs, para o desenvolvimento pioneiro de uma ferramenta que significa simplesmente um dos maiores passos para a luta da cidadania pelo controle social de governos e mandatos nos últimos tempos.

As entidades Amarribo e Movimentos em Rede vêm trabalhando no desenvolvimento do primeiro portal totalmente dedicado ao combate à corrupção que temos notícia no país, um instrumento dedicado a auxiliar entidades, instituições e cidadãos no fortalecimento de ações, disseminação de informações e troca de experiências.

O grupo de trabalho do Portal de Combate à Corrupção vem discutindo, ao longo dos últimos meses, este espaço como forma de articulação entre as organizações e agora, finalmente, foi viabilizada a realização desse encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro. Além dos participantes do grupo, o evento contou com alguns convidados com trajetórias relacionadas ao tema do combate à corrupção. Basicamente, foram discutidos o funcionamento do portal e apresentadas estratégias para o seu desenvolvimento, além de se buscar estabelecer um plano de ação para o fortalecimento da rede, com a criação de 6 grupos de trabalho.

Esse movimento já vem crescendo há alguns anos, conforme sempre temos comentado aqui, e agora várias de suas entidades parceiras vêm conseguindo resultados expressivos no combate à corrupção em prefeituras em todo o território nacional, do Amazonas até o Rio Grande do Sul. Exemplares são as conquistas de associações como a Asajan (de Januária/MG), o Instituto Ágora (de São Paulo/SP) e o Instituto de Fiscalização e Controle-IFC (de Brasília/DF). Consideramos a Asajan, de Fábio Oliva, um excelente exemplo de busca de maior controle social de mandatos e governos. Ano passado, a Asajan apurou um desvio de meio milhão de reais e através de uma Ação Pública de Execução conseguiu a condenação do prefeito João Ferreira Lima no TCE, o Tribunal de Contas do Estado.

A internet tem se mostrado um instrumento eficiente para a disseminação de informações, e sites como o da Transparência Brasil e o Brasil Sem Corrupção também se destacam. O que a experiência de todas essas entidades mostra é que estamos assistindo a uma gradual e silenciosa revolução nas relações entre políticos, autoridades e os cidadãos.

Pois se o que temos visto na mídia é que a polícia prende e o juiz solta, a grande luta transformadora está acontecendo não nessa grande mídia nacional nem nos grandes foros de debates dos grandes centros, mas bem perto de cada um de nós, na nossa calçada, na nossa rua, no nosso bairro , em cada cidade. Uma luta que se torna ainda mais forte pela manifestação e troca intensa de informações. Exatamente o que se busca alcançar com mais eficiência através do Portal de Combate à Corrupção.

Aqui na Voz do Cidadão preparamos uma agenda especial com todas as informações sobre o Portal de Combate à Corrupção, com os links das entidades que participaram do encontro e um acesso direto ao portal, que é o www.combateacorrupcao.org.br.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.