“Políticos do Brasil” – site traz declarações de bens de mais de 3.000 políticos
Sexta-feira passada entrou no ar uma importante ferramenta de controle social sobre a vida pública dos nossos políticos, o www.politicosdobrasil.com.br.
Com um trabalho verdadeiramente impressionante de pesquisa feito pelo jornalista Fernando Rodrigues durante 5 anos, o Políticos do Brasil traz em detalhes as declarações de bens de mais de 3.000 políticos em todo o país. Os dados são públicos e foram obtidos de fontes como a Receita Federal e os TREs. Eles incluem informações sobre 2.177 candidaturas de 1998, 2.376 nomes que concorreram em 2002 e sobre 20.134 candidatos que estão disputando a eleição de outubro próximo. E incluem até fac-símiles de declarações ao fisco.
Tão importante quanto as próprias declarações, o Políticos do Brasil oferece uma informação ainda mais valiosa para a cidadania: o número de CPF dos candidatos. Com ele, o cidadão eleitor poderá entrar no site da Receita Federal e verificar se o seu candidato possui alguma pendência com o Leão, como, por exemplo, se possui um CPF válido, se ainda não entregou sua declaração, ou mesmo se ele se declarou isento de pagar IR.
Uma iniciativa que lembra o site americano www.opensecrets.org (Clique aqui >>), que discrimina em detalhes todos os gastos de campanha dos congressistas americanos, assim como seus financiadores e quantias doadas por eles.
Paralelamente ao site, o jornalista lançou um livro de mesmo nome, fruto das pesquisas feitas para o site. Nele, é apresentada uma análise inédita a respeito da atividade política no país e das pessoas que a exercem, para que se possa compreender, de maneira mais ampla, quem são e o que possuem os homens e as mulheres que comandam a nação.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o site Políticos do Brasil, desde já candidato a recordista de acessos na internet, e que veio trazer mais transparência sobre os cidadãos que recebem nosso voto para comandar os destinos do país.
E por falar em eleições, convocamos todos os cidadãos para enviarem um apelo ao TSE para que, nos casos de recursos de políticos contra a inelegibilidade a serem julgados até o próximo 20 de setembro, seja mantido o rigor que os TREs demonstraram ao impugnar mais de 1500 candidaturas de vários políticos envolvidos nos recentes escândalos. Lembramos que cidadania é exemplar. Aqui no site colocamos à disposição um modelo de mensagem a ser enviada para o endereço eletrônico que está registrado no site do TSE, o webmaster@tse.gov.br. Vamos nos manifestar pelo princípio da moralidade que é uma das cláusulas pétreas da nossa Constituição Federal!
Acessem e participem!