Pesquisa mostra que um quarto do Congresso está sob investigação
Como sempre comentamos aqui, sempre foi grande a nossa esperança de que o Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, enfim se pronunciasse contra a aceitação de registro de candidatos que tivessem processo na Justiça ainda sem a sentença final, o chamado trânsito em julgado. Afinal, a artimanha de se eleger a um cargo público para transformá-lo num verdadeiro escudo de impunidade é um dos fatores que trazem tanto descrédito aos nossos políticos.
Mas, na própria terça à noite desta semana, por quatro votos a três, os ministros do TSE mantiveram o direito aos candidatos a concorrerem nas próximas eleições, mesmo ainda “enrolados” com a Justiça. Apesar dos esforços do desembargador Roberto Wider, do TRE-RJ, e do presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, os candidatos que forem impedidos por algum TRE regional poderão recorrer ao TSE e ao Supremo Tribunal Federal. Resta à cidadania continuar a sua luta em defesa do princípio da moralidade da administração pública, manifestando seus pontos de vista e divulgando informações de interesse coletivo.
E um bom exemplo vem do portal Congresso em Foco, que acaba de lançar uma pesquisa detalhada sobre a ficha suja dos nossos parlamentares. E o resultado é impressionante. Segundo a pesquisa, nada menos que um quarto do nosso Congresso Federal está sob investigação, fora os que já foram acusados e estão se defendendo na Justiça.
Para se ter uma idéia, até o fim de maio, 123 deputados e 20 senadores eram alvo de algum tipo de investigação na mais alta corte do país. Em 90 casos, o Supremo e a Procuradoria Geral da República encontraram indícios para transformar 48 congressistas (42 deputados e seis senadores) em réus. A maioria por crimes contra a administração pública, como desvio de verbas.
Pois se o TSE fecha os olhos para o que a sociedade espera dele, a cidadania faz a sua parte. Se vocês quiserem saber quem são os congressistas com a “ficha suja” na Justiça para saber como votar em outubro, temos aqui na Voz do Cidadão um link direto para a página da pesquisa do Congresso em Foco. Vamos fazer a cidadania avançar!
Marco Aurélio!