Parlamentares apoiam a reforma política da Coalizão Eleições Limpas
Boa noite, Thiago Matheus! Boa noite ouvintes do Agito! Em nossos comentários aqui, temos sempre falado sobre os diversos pontos que nossa carta magna ainda precisa aperfeiçoar, especialmente em relação à nossa representação política. Várias dessas questões, inclusive, estão previstas no projeto de lei de iniciativa popular que a Coalizão Eleições Limpas pretende levar ao Congresso ainda este ano.
Com o julgamento do mensalão entrando em sua fase de segundos embargos, vale a pena uma reflexão sobre a importância de uma reforma verdadeiramente política, e não esse arremedo de mudança que ganhou o apelido de “minirreforma eleitoral”.
Como todos já sabem, a Coalizão é o resultado de um esforço conjunto de dezenas das mais expressivas organizações da cidadania, como o MCCE, a OAB, a CNBB, a Plataforma dos Movimentos Sociais, o Conic e muitas outras. O objetivo é a atuação em duas frentes. Enquanto as entidades divulgam o projeto de lei e buscam as mais de um milhão e quatrocentas mil assinaturas necessárias, vários grupos de trabalho no Congresso tentam o apoio formal de deputados e senadores para a tramitação do projeto.
E a boa novidade é que o trabalho está avançando bem. A Coalizão acaba de divulgar uma lista de parlamentares que já deram o seu apoio oficial ao projeto. No total, nada menos que 161 deputados das mais diversas orientações político-partidárias se pronunciaram a favor do projeto Eleições Limpas, pouco mais de um quarto dos ocupantes da Câmara. E agora o MCCE avisa que o trabalho também será feito no Senado Federal.
O destaque por enquanto fica com a bancada do Rio Grande do Sul, que “emplacou” nada menos que 18 apoios, do total de 31 gaúchos na Câmara. A seguir, São Paulo, com 17, Rio de Janeiro, com 15, e Minas Gerais, com 14. Um bom incentivo para que deputados de outros estados também se alinhem com o desejo da sociedade por mais transparência e ética em nossa representação política.
A campanha da Coalizão Eleições Limpas continua a pleno vapor. Aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar os formulários para conseguir mais adesões ao projeto de lei. Além de acessar um link para o abaixo-assinado virtual no site eleicoeslimpas.org.br, que esta semana passou das 180 mil adesões.
Aproveitamos para indicar a leitura da excelente entrevista que o juiz Marlon Reis, um dos coordenadores do MCCE, concedeu à imprensa semana passada, sobre a minirreforma eleitoral que os políticos querem “empurrar” goela abaixo da sociedade.
Vamos “dar um gás” nessa iniciativa, um dos mais importantes esforços da cidadania deste ano! Seja um verdadeiro agente de cidadania e consiga o máximo de apoios para esta causa!