Para entender o Hino Nacional
Recebemos esta semana duas mensagens distintas, que mostram bem como ainda não temos um conceito formado sobre cidadania, civilidade e patriotismo, verdadeiro conceito-ônibus, onde cabe de tudo um pouco.
Primeiro, temos a Associação Comercial e Industrial de Cascavel, no Paraná, que avisa sobre o lançamento, hoje, dia 28, de sua Campanha pela Valorização da Cidadania. A Associação acredita que, com a divulgação da bandeira, do hino e de outros símbolos nacionais, a sua cota de conscientização de cidadania está garantida.
Evidente que o conhecimento de nossos símbolos pátrios é de grande importância e, nesse sentido, a iniciativa de Cascavel tem a sua importância. Mas, para a cidadania, apenas saber de cor a letra de um hino não leva, por si, a um grau maior de conscientização.
A luta da cidadania é muitas vezes inglória justamente por isso: envolve informar, educar, trazer para o plano comum dos cidadãos uma série de conceitos que à primeira vista soam abstratos e descolados da realidade do dia-a-dia.
Numa outra vertente, recebemos uma mensagem da Aracruz. A empresa nos relata que distribuiu aos nossos atletas olímpicos uma cópia do hino nacional, chamada “Hino Nacional – o hino de todos nós”. O folheto contém uma versão explicada da letra do hino, além de curiosidades e um glossário no final com os termos menos conhecidos.
O projeto dessa cartilha já foi patrocinado por outras organizações e entidades, como a Fundação Konrad Adenauer, Fundação Roberto Marinho, Crea-Rio de Janeiro e a Firjan, para as aulas do sistema Sesi no estado.
Cidadania é um campo que precisa ser explorado com muito cuidado. O conceito de auto-estima cidadã que tanto mencionamos não pode ser confundido com simples patriotismo. E nem o de civilidade significa simplesmente a boa conduta entre cidadãos. A plena cidadania envolve o conhecimento de nossa posição enquanto cidadãos eleitores, consumidores e pagadores de impostos, detentores de direitos, mas também de deveres. Principalmente o dever de participar politicamente, através de controle social dos mandatos e governos, e da fiscalização sobre a correta execução dos orçamentos públicos.
Temos aqui no portal da Voz do Cidadão uma apresentação muito interessante sobre o nosso Hino Nacional. Vale a pena baixar e conhecer. E assim poder participar com convicção cidadã de manifestações como a da Associação Comercial de Cascavel, que pede para avisar que no próximo dia 30, sábado, estará coordenando um adesivaço em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida a partir das 10 da manhã.