Palavra Aberta realiza seminário sobre comunicação e liberdade de expressão
Ouvintes do Panorama, agora vamos comentar um oportuno seminário que será realizado na cidade de São Paulo no próximo dia 29 deste mês.
O Instituto Palavra Aberta, numa parceria com o Ibmec Rio está organizando o encontro “Comunicação e Mercado no Brasil: desafios e oportunidades”. Na pauta dos debates, a preocupação com o estado da liberdade de expressão, especialmente após as manifestações que têm ocorrido no Brasil desde o ano passado.
O primeiro painel terá a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia, debatendo o tema com o professor da USP Eugenio Bucci. A ministra Carmen Lúcia tem se notabilizado na defesa da liberdade de expressão em seus votos no Supremo. É sua uma famosa frase sobre o tema, numa entrevista sobre as eleições de 2012. A ministra afirmou na época que “a Constituição começa dizendo que a República Federativa do Brasil tem como fundamento a cidadania, e a cidadania se exerce com liberdade de expressão”.
Como Patricia Blanco, do Palavra Aberta questiona: “Após as manifestações populares e as ocorrências de vandalismo, violência, censura e outros atentados à liberdade, como esta se apresenta e como está garantida pela Constituição? É possível dizer que o Brasil vive uma era de liberdade plena? Estão sendo respeitadas as garantias constitucionais de liberdade aos cidadãos?”
A segunda parte do seminário se chama “Livre iniciativa, Comunicação e o Desafio Brasileiro”, e vai debater os rumos das diversas mídias no Brasil no que se refere à liberdade de expressão e censura, em especial na TV e na internet. Aliás, vale lembrar que a internet teve aprovado semanas atrás o seu polêmico marco regulatório e este será um importante momento de reflexão sobre os destinos que queremos para ela.
No momento em que se discute com mais atenção as agressões a cidadãos e a jornalistas nos mais diversos momentos da vida pública, nada mais oportuno do que este seminário do Instituto Palavra Aberta.
Quem estiver em São Paulo e quiser participar, as inscrições são gratuitas. Aqui no www.avozdocidadao.com.br você têm um link direto para a página de inscrição, no site do Ibmec. Para quem quiser saber mais sobre como está sendo o debate, você podem acompanhar todas as informações na página do Instituto, o www.palavraaberta.org.br.
Vale acompanhar, e até domingo que vem!