Operação Sete de Setembro confirma manifestações em mais de 140 cidades

ouvirEmbora a mídia tradicional ainda tenha falado pouco a respeito, nas redes sociais o tema já está correndo o país inteiro. Sábado que vem, sete de setembro, teremos as comemorações pelo Dia da Independência. E, como já virou tradição nos últimos anos, é dia também de manifestações por mais ética e menos corrupção na política nacional.

Na internet o movimento ganhou nome: “Operação Sete de Setembro”. E até um slogan: “o maior protesto da história do país”. Bom, se vai ser tanto assim, não dá para prever, mas, desde as manifestações de junho, vários grupos têm se preparando nas redes sociais para esse dia.

Desta vez, foi feita previamente uma enquete, para orientar quais seriam os pontos mais reivindicados pelos manifestantes. Foram definidos seis temas principais, e um deles tem a ver com o comentamos agora há pouco: a reforma tributária. Os outros foram: a prisão imediata para mensaleiros já condenados, o fim do voto obrigatório, a aprovação do novo Plano Nacional de Educação, a redução do número de deputados e senadores, e, por último, a aprovação do projeto de lei 7368, de 2006, chamado de “Lei de combate à corrupção”. O projeto cria o Sistema Nacional de Combate à Corrupção, a Comissão Mista Permanente de Combate à Corrupção e um sistema integrado de fiscalização e acompanhamento de contratos com o poder público, mas encontra-se “engavetado” até hoje.

Para quem quiser participar, aqui vão algumas dicas de locais e horários. No Rio de Janeiro, a manifestação foi convocada pelo Movimento 31 de Julho para a Cinelândia, a partir das 14 horas. Em São Paulo, o Movimento NasRuas convida para o evento em frente ao MASP, também a partir das 14 horas. Em Brasília, o Movimento Brasileiro de Combate à Corrupção, MBCC, convoca para a sua quinta Marcha Brasil Contra a Corrupção, que será realizada na Esplanada dos Ministérios, de 9 da manhã à uma da tarde. Já em Belo Horizonte, vamos nos encontrar na Praça Sete de Setembro, a partir das 14 horas. E, em Salvador, o ponto de encontro é no Farol da Barra, a partir das 10 da manhã.

Vamos participar e mostrar que, para além de fiscalizar e cobrar dos nossos políticos, queremos participar das políticas públicas e temos propostas concretas a discutir. De resto, é comparecer no próximo sábado com os seus amigos, fazer a sua proposta ser ouvida, mas sem violência, com muita paz e a certeza de que estamos construindo hoje um futuro mais digno, transparente e ético para todos.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm um link direto para a página que agrupa o endereços e horários de todos os eventos pelo país.

Até semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.