OmbudsPE – luta pelos direitos humanos na mídia em Pernambuco

Voltamos esta semana a comentar o trabalho das mais diferentes entidades não governamentais que têm na luta pela cidadania o seu objetivo. Hoje vamos falar de uma iniciativa exemplar para a plena cidadania: o serviço OmbudsPE. Criado pelo Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), na cidade de Olinda/PE, o OmbudsPE busca concretizar o diálogo entre os movimentos sociais e a grande mídia.

Diariamente, a equipe do Centro de Cultura acompanha os três maiores jornais pernambucanos e publica notas em sua página na internet e de um bloco semanal no programa Sopa Diário, da TVU, estimular a discussão acerca da maneira com que os direitos humanos são tratados nesses veículos de comunicação.

A partir das análises feitas pelo Centro de Cultura, os internautas podem participar com comentários, sugestões e análises, exatamente como num moderno blog. Assim, o OmbudsPE acaba se tornandoum fórum democrático de discussão aberta sobre o tema dos direitos humanos na mídia da região.

Além do OmbudsPE, o Centro de Cultura Luiz Freire também coloca algumas outras ferramentas à disposição dos cidadãos. Por exemplo, está no ar a campanha “Orçamento Público É da Minha Conta”, com cartazes e uma cartilha detalhada com respostas a 10 perguntas mais freqüentes sobre como funciona o orçamento público. Em parceria com a rede pública de ensino, a campanha já atinge jovens e adolescentes em vários municípios do Estado.

Outra atividade de divulgação cidadã mantida pelo Centro de Cultura é a TV Viva, considerada a “primeira televisão comunitária a céu aberto da América”. Em parceria com a Universidade Federal de Recife, a TV Viva produz o programa Sopa Diário para a TV Universitária de Recife. Nele, é registrada e divulgada a produção cultural da juventude e das comunidades tradicionais da região e até do Estado.

Como temos conversado aqui, as iniciativas cidadãs têm se espalhado por todo o país, e o Centro de Cultura Luiz Freire tem se destacado na região Nordeste, em especial no estado de Pernambuco.

Para quem quiser mais informações sobre os projetos e a história do Centro de Cultura, a Voz do Cidadão tem um link direto para o site da entidade, que também é o do OmbudsPE: www.ombudspe.org.br. Também colocamos à disposição de todos a cartilha “10 questões que você precisa saber sobre Orçamento Público”, da campanha “Orçamento Público é da minha conta”.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.