O Tibet e a cidadania planetária
Mais uma vez os apelos virtuais da cidadania na internet podem servir como um grande ponto transformador da vida real. Recebemos no nosso portal o convite para assinar um manifesto pedindo um maior diálogo entre o governo da China e os manifestantes no Tibet.
O abaixo-assinado foi criado pela entidade Avaaz, que promove manifestos sobre temas de relevância internacional como aquecimento global, crise no oriente médio ou justiça global. Desta vez o tema é “Defenda o Tibet – apóie o Dalai Lama”. Segundo a Avaaz, este é o momento certo para uma grande mobilização mundial pedindo uma maior disposição para o diálogo entre China e Tibet. Afinal, a China está num impasse entre aumentar a repressão, causando mais mortos e feridos, ou partir para uma posição de conciliação. Vale lembrar que este ano teremos os Jogos Olímpicos em Pequim, e todo o marketing chinês procura mostrar um país renovado e mais preocupado com questões ambientais, legais e de qualidade de produtos.
Como o próprio manifesto diz “Nós podemos afetar este momento histórico. A China se preocupa com sua reputação perante o mundo. Porém, somente com uma avalanche de apelos globais poderemos chamar a atenção do governo chinês. O líder espiritual do Tibet, o Dalai Lama, pediu cautela e diálogo. Vamos apoiá-lo neste chamado.” A idéia é enviar o resultado do manifesto para embaixadas da China em vários pontos do mundo, para mostrar que a cidadania planetária (e, de quebra, os consumidores de produtos chineses em todo o mundo) estão preocupados com os rumos do problema.
Queremos aqui enfatizar o fato da internet estar cada vez mais se transformando num veículo de sucesso para ações de cidadania. Para vocês terem uma idéia, em apenas 7 dias o manifesto já conseguiu mais de 900 mil adesões e sem dúvida se credencia a ser levado em conta por qualquer governo.
E já rendeu frutos. Quem estiver no Rio de Janeiro, amanhã, dia 26, poderá participar de uma manifestação pacífica em frente à embaixada da China, a partir do meio-dia. E, no dia 30, domingo, uma caminhada será realizada no bairro do Leblon.
Cada vez mais a internet dá meios à cidadania de participar e buscar soluções para além das fronteiras. Para quem quiser conhecer o manifesto da Avaaz, temos aqui um link direto no www.avozdocidadao.com.br. A harmonia e a qualidade de vida no mundo em que vivemos depende cada vez mais de uma consciência planetária. E todos podemos e devemos participar.