O exemplo da organização inglesa Citizenship Foundation

Hoje vamos comentar a ação de uma das maiores organizações mundiais dedicadas à difusão de cultura de cidadania, que é a Fundação Citizenship inglesa. Com o apoio do Bar Council (uma espécie de OAB da Inglaterra), além do Ministério da Justiça e do Gabinete para o Terceiro Setor, a Fundação Citizenship dedica-se a criar os mais variados conteúdos para uso nas escolas em apostilas e livros, dirigidos a estudantes de 11 a 16 anos.

Mas a Citizenship também investe em concursos muito interessantes. O principal deles é o Magistrate Trial Competition, algo como “Competição de Processo Legal”. A idéia deste concurso é levar até os adolescentes um pouco da vivência do que acontece em um tribunal de verdade. Assim, todo ano, mais de 4500 estudantes de todo o Reino Unido e 800 magistrados, advogados e outros profissionais da Justiça participam da competição.

Os alunos fazem o papel de advogados, testemunhas, magistrados e pessoal que trabalha nas cortes de Justiça. Eles preparam a acusação e a defesa, em casos criminais especialmente escolhidos para a ocasião. As equipes competem entre si ao vivo, nas próprias cortes de Justiça, e suas performances são julgadas por magistrados, advogados e promotores. A idéia é exemplar: levar para o máximo possível de jovens cidadãos como funciona a Justiça e quais são os direitos e responsabilidades legais de cada um. Somente conhecendo seus direitos e deveres é que podemos formar plenos cidadãos.

O que dizer então de nossos estudantes, que até hoje não tiveram a chance de ter reintroduzidos nos seus currículos escolares os conteúdos de cidadania, formação cívica e educação política de disciplinas como Moral e Cívica, Estudos de Problemas Brasileiras ou Organização Social e Política Brasileira?

Pois está aí um excelente exemplo para a nossa OAB, a AMB e as muitas entidades do terceiro setor ligadas à Educação e o controle social do poder público. Para quem quiser conhecer melhor a Citizenship Foundation, o endereço é o www.citizenshipfoundation.org.uk.

Categoria:

Editorial

Deixe uma resposta