O Dia Nacional da Saúde e as conferências municipais

ouvirNos municípios de todo o país estão acontecendo desde maio as Conferências Municipais de Saúde, preparatórias para as etapas estaduais.

Abertas para toda a sociedade, as conferências municipais foram criadas para discutir problemas, avanços e soluções para o setor da Saúde Pública, um setor que sempre exigiu uma atenção maior por sua grande complexidade. Para se ter uma idéia, o próprio modelo do Sistema Único de Saúde, o SUS, surgiu a partir dos debates em uma Conferência Nacional, a 8ª, realizada em 1986.

Agora em 2011 já estamos na décima quarta edição das conferências, desta vez com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social”. E ontem, 5 de agosto, quando foi comemorado o Dia Nacional da Saúde, várias cidades iniciaram seus debates, como Niterói e Rio Bonito, no Rio de Janeiro, Maragogi, em Alagoas, Lagoa Do Ouro, em Pernambuco, Porto Rico e Presidente Castelo Branco, no Paraná e dezenas de outras cidades pelo Brasil afora.

Em Niterói, o Instituto Vital Brazil, que é um dos maiores laboratórios públicos do país e líder em várias pesquisas no setor, resolveu marcar a data da Conferência com o lançamento de um panfleto de mobilização sobre Saúde Pública. O folheto “Saúde Pública e Cidadania” do Vital Brazil chama a atenção dos participantes das Conferências para a importância dos debates para a construção de um SUS voltado para a defesa dos direitos humanos fundamentais.

O panfleto lista quatro pontos vitais para discussão nas conferências: a “desbanalização” do sofrimento da população nos serviços de saúde, a profissionalização da gestão e da atenção às urgências, a responsabilização dos gestores nas três esferas de governo e nos próprios serviços de urgências pelas condições inaceitáveis de atenção aos pacientes, e a instalação de comitês gestores participativos e ouvidorias nos serviços de urgências.

Como vocês podem ver, a participação maciça da sociedade é fundamental para a transformação da Saúde Pública no país, seguidamente fonte de corrupção e de sofrimento para os cidadãos. Fiquem atentos para a conferência de saúde aí na sua cidade. Aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para a página do Conselho Nacional de Saúde com as datas e locais de conferências em todo o país.

Participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.