O assessor do top, top e o poder da internet

Hoje vamos comentar a lamentável cena proporcionada aos brasileiros semana passada, pelo assessor especial do presidente Lula, o sr. Marco Aurélio Garcia e o assessor de imprensa, Bruno Gaspar. Como vocês sabem, os dois foram filmados fazendo gestos indecorosos ao ouvirem pela televisão uma reportagem do Jornal Nacional, Nela, mostrou-se que uma peça da turbina do avião (chamada “reversor”) estaria com defeito havia alguns dias e que poderia ser um dos principais motivos para a queda do avião da TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Logo começamos a receber aqui no site uma grande quantidade de mensagens de repúdio ao comportamento desses dois homens públicos. Afinal, embora estivessem dentro de um cômodo, poderiam facilmente ser vistos por quem estava do lado de fora (tanto que foram filmados sem qualquer subterfúgio por parte do cinegrafista).

O que vamos comentar aqui hoje é o novo fenômeno por trás da forma como essa informação – o vídeo que mostra os dois fazendo os gestos – se disseminou. Sob a forma de links para o site YouTube, powerpoints e arquivos de video, a internet começa a servir de veículo para a propagação quase instantânea de qualquer tipo de mensagem para qualquer tipo de destinatário.

Caso semelhante aconteceu com a modelo e apresentadora Daniela Cicarelli, ano passado, flagrada com o namorado em uma praia espanhola, ou com a empregada doméstica Dona Sonia tentando falar “youtube” para uma câmera amadora, ou do vídeo “Vai tomar no …” que na verdade é o trecho de uma comédia da atriz/cantora Cris Nicolotti.

Em todos esses casos, a disseminação pela internet foi fulminante, levando seus personagens ao conhecimento de milhões de cidadãos. E a reação também. De indignação, como no caso do assessor de Lula, de diversão, como o de Donia Sonia, ou da mais pura catarse ante nosso cada vez mais problemático dia a dia, como a música de Cris Nicolotti.

Uma arma com tal poder não está sendo subestimada pela luta da cidadania. Iniciativas são cada vez mais numerosas, como o Portal de Combate à Corrupção da entidade Movimentos em Rede (www.combateacorrupcao.org), ou a Rits – Rede de Informação do Terceiro Setor (www.rits.org.br). Sem falar nas dezenas de sites de entidades de luta contra corrupção e pelo controle social de governos e mandatos, que temos falado bastante aqui em nossos comentários.

E fica aqui o convite para participar de nossa nova enquete, onde perguntamos: Qual destes vídeos você acha mais indecente: o dos assessores, o da cicarelli namorando ou o “vai tomar no…”?

Agora, se vocês não tiveram oportunidade de conferir o video dos assessores, aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para ele. Para conhecer e se indignar, como todos nós. E passar adiante, como quer a boa luta pela cidadania!

Categoria:

Editorial

Deixe uma resposta