Não dá para se lixar para a revolução da mídia social na internet

O triste desfecho das representações contra o presidente do Senado, José Sarney, no Conselho de Ética da casa produziu uma situação muito interessante e que vale a pena uma reflexão sob a ótica das conquistas da cidadania consciente.

Como amplamente divulgado, o senador Delcídio Amaral, constrangido por ter votado a favor do arquivamento das denúncias, usou a internet para justificar seu voto, assumindo o “ônus de ser governo”. Não só Delcídio, mas também o senador Mercadante e muitos outros políticos têm usado a ferramenta twitter para levar aos cidadãos informações sobre seus mandatos. Num país em que a internet atinge apenas 44 milhões de pessoas (de 190 milhões no total), dar satisfação de atos e opiniões dessa forma parece mais com uma estratégia de se “lixar” para a opinião pública do que efetivamente se relacionar com os cidadãos eleitores.

Mas até no Brasil essa situação está apresentando uma grande e rápida transformação, através das chamadas “redes sociais” na internet. Gostaríamos aqui de chamar a atenção para um pequeno vídeo colocado no YouTube, e que traz informações surpreendentes sobre como essas redes começam a ganhar força. O blog Socialnomics produziu o vídeo e alerta sobre o risco de se subestimar essa força.

Os dados impressionam. Segundo o site, o Rádio levou 38 anos para atingir 50 milhões de usuários. A TV, 13 anos, e a Internet, apenas 4 anos. Pois redes como o Facebook ou o Orkut precisaram de míseros 9 meses para arrebanhar nada menos que 100 milhões de usuários ativos.

Celebridades como Ashton Kutcher e Ellen DeGeneres possuem mais seguidores no Twitter do que as populações inteiras da Irlanda, Noruega e Panamá, por exemplo. As novas gerações não consideram mais o E-mail uma forma eficiente de comunicação. Mensagens via celular e Twitter são as preferidas para futuros cidadãos eleitores e pagadores de impostos. No Brasil, o movimento Fora Sarney é um dos que nasceu na web. O grupo organiza manifestos regularmente e já conta com cerca de 11 mil seguidores.

Ou seja, daqui a muito pouco tempo, se um político disser que está se “lixando” ou “obrando” para seus eleitores, estará dizendo isso diretamente – e imediatamente – para milhões deles.

Muita gente acha que pode ser apenas mais um modismo, mas podemos estar diante de uma nova revolução cidadã. Confira aqui na Voz do Cidadão a íntegra do vídeo do blog Socialnomics.

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