Movimento Voto Consciente/Jundiaí divulga balanço

Recebemos aqui na Voz do Cidadão mais uma prova de que a cidadania está avançando no país e construindo uma rede cada vez maior de conscientização e mobilização de cidadãos em todo o país.

Trata-se do novo “Balanço Legislativo Municipal 2007” do núcleo Jundiaí do movimento Voto Consciente. Esse movimento, criado em São Paulo em 1987, já conta com núcleos regionais em mais de cem municípios espalhados pelo Estado. Somente na sede na cidade de São Paulo são 49 conselheiros e um grupo de mais de cem pessoas que colaboram regularmente e são voluntários e associados. Através da coordenação geral de Finn Arnesen, aos poucos a rede do Voto Consciente se espalha e, junto com outras redes de controle social como as da Amarribo e Asajan, vem fortalecendo a mobilização pela cidadania em todo o país.

O relatório montado pelo núcleo Jundiaí impressiona não só pela riqueza de informações mas também pela metodologia utilizada, desenvolvida pela sede em São Paulo com a coordenação regional, em Jundiaí, do professor Marcelo Pilon. O trabalho detalha as principais funções de uma câmara legislativa e dos vereadores, explica como funcionam as comissões permanentes e as especiais, e o que é a chamada “Tribuna Livre”, pela qual um cidadão pode fazer uso da tribuna da câmara para defender ou se manifestar sobre qualquer assunto relevante.

O Voto Consciente utiliza ainda o conceito de “projeto de mérito” para a análise da produtividade dos vereadores de uma Câmara. Ao contrário de projetos de baixo impacto para a sociedade e a cidadania, como títulos de cidadão honorário ou denominação de logradouros, os projetos de mérito são aqueles que trazem real benefício para a sociedade em termos de serviços públicos de seu real interesse, como saúde, educação, saneamento, transportes, segurança e justiça. Para se ter uma idéia, no ano passado, de 237 projetos de lei aprovados e sancionados no município, apenas 46 foram considerados projetos de mérito. Praticamente só 20% do que foi feito no ano tinha como objetivo o bem coletivo dos cidadãos de Jundiaí.

No final do relatório, o núcleo Jundiaí ainda nos brinda com um execelente glossário de termos relacionados com o processo legislativo.

Pois o Movimento Voto Consciente é um dos exemplos que trazemos para os nossos visitantes, de que transformar as mentalidades no Brasil é uma luta possível, com a ajuda da cidadania consciente, da força da mídia e da capacidade do empresariado de se aliar à cidadania. Clique votoconsciente.org.br para conhecer.

Baixe aqui na Voz do Cidadão a íntegra do “Balanço Legislativo Municipal 2007” do núcleo Jundiaí do Movimento Voto Consciente. Procure criar um comitê de controle social em seu município. A cidadania avança!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.