Movimento Voto Consciente propõe cidadania ativa no horário eleitoral

Como todos já sabemos pelos meios de comunicação, uma das maiores vitórias da cidadania, a lei do Ficha Limpa, já está produzindo efeitos transformadores nos costumes políticos brasileiros. Até o momento, mais de 2.100 candidaturas já tiveram pedido de impugnação pelo Ministério Público Eleitoral na justiça, sendo que mais de 300 delas tiveram como base a nova lei.

Mas é certo que existe muito mais a ser criado e aprimorado, e o movimento Voto Consciente, através de sua Rede de Cidadania, está divulgando na internet um site onde pessoas podem sugerir mudanças nas leis e novas iniciativas para as entidades da sociedade civil. Através do site cidadedemocratica.org.br, mantido pelo instituto Seva de São Paulo, essas propostas são lançadas e discutidas na web, e mais tarde podem virar causas das entidades da Rede.

Vale mencionar aqui duas dessas propostas, ambas voltadas à educação política. A primeira é a de iniciar uma mobilização das entidades da sociedade civil organizada pela introdução da matéria “Educação Política” no ensino geral, e não apenas o sistema público. A proposta é essa: “A Educação Política, suprapartidária, precisa desembarcar com urgência nas escolas do Brasil. A democracia começa pelo conhecimento das regras do jogo. É absolutamente fundamental que nossos cidadãos saibam como funcionam o Estado, os poderes, as eleições e tudo o mais. Passamos mais de 10 anos na escola – quando passamos, infelizmente – e saímos sem qualquer noção de um direito que praticaremos por pelo menos 52 anos, dos 18 aos 70.”

A segunda proposta é ainda mais interessante e pretende criar, dentro do horário eleitoral gratuito, um espaço fixo para divulgação de informações sobre cidadania e educação política. O espaço poderia ser usado para explicar quais as funções de cada cargo político da eleição em questão, além de fornecer orientações básicas sobre o sistema de voto, a organização partidária, a legislação eleitoral e outros. A pergunta que o Cidade Democrática faz na proposta é bastante válida: “Ao invés de simplesmente fazer propaganda dos políticos, por que não fazer também propaganda sobre o funcionamento de todo o processo?”.

Duas propostas para a cidadania atuante, dentre as centenas que existem em redes como a do Voto Consciente. Vale a reflexão. Clique aqui na Voz do Cidadão no link direto para o Cidade Democrática e outras redes do que já está sendo chamado de webcidadania.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.