Movimento pela Cidadania Fiscal
Dentre as mais variadas entidades dedicadas à defesa da cidadania – e que sempre temos divulgado aqui na Voz do Cidadão – uma delas nos chama atenção especial pelo dinamismo de suas ações.
Trata-se do Movimento pela Cidadania Fiscal, criado em 2005 a partir da cidade de Maringá, no Paraná, e que neste curto espaço de tempo já foi adotado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de todo o Estado, além de parcerias importantes e de alcance nacional, como a Controladoria Geral da União – CGU, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná, a Receita Federal, a Transparência Brasil, a Amarribo, o Sebrae, Rotary Club, Lions Club e outros.
Dentre inúmeras ações, foi criado o Observatório Social de Maringá, onde os cidadãos voluntários assistem a palestras e cursos ministrados por especialistas, sobre cidadania fiscal, análise e fiscalização de contas públicas, funcionamento de contratos e licitações públicas e muitos outros temas.
Como eles mesmos dizem em seu site, o www.cidadaniafiscal.org.br, é preciso “despertar o espírito de cidadania fiscal pró-ativa, via sociedade organizada, em cada cidadão, tornando-o atuante, na vigilância social em sua comunidade.” Ou seja, um efetivo direito de cidadania que é o exercício do controle social sobre mandatos e orçamentos públicos, e que tanto temos insistido como o maior dos direitos e deveres da cidadania!
Aqui na nossa Agenda da Cidadania, vocês têm um link direto para o site do Movimento pela Cidadania Fiscal, que, inclusive possui uma lista de sites de outras entidades ligadas a esse tema tão importante. Participe!