MCCE lança grande mobilização por projeto de lei “ficha limpa”

Como sempre temos comentado aqui, a mais urgente de nossas reformas é a política. Somente através dela teremos a chance de transformar os maus costumes de tantos dos nossos políticos para uma conduta de plena cidadania, que privilegie o bem comum dos cidadãos, e não privilégios particiculares ou meramente corporativos.

Mas, se depender apenas da classe política, evidentemente a mudança não virá. Pois cabe à cidadania consciente, pressionar seus políticos para que realizem de verdade essa urgente e necessária reforma. E, acima de tudo, incentivar outros cidadãos a fazer o mesmo, cobrando, fiscalizando e participando de movimentos da sociedade civil organizada que lutam por mecanismos eficientes de controle social dos governos.

Um excelente exemplo vem do projeto de lei de iniciativa popular, lançado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE. A partir desta semana, em todo o país, o MCCE realiza uma campanha de mobilização para seu projeto de lei que proíbe a candidatura de políticos em débito com a Justiça, os chamados “ficha suja”.

Quando um projeto desses consegue assinaturas de mais de 1% de eleitorado – mais de um milhão de assinaturas – pode seguir a mesma tramitação no Congresso que os projetos de iniciativa de um parlamentar. São submetidos à aprovação dos deputados, senadores e do Presidente da República como todos os outros projetos de lei.

Essa nova campanha “Ficha Limpa” do MCCE quer evitar a candidatura de políticos já condenados em primeira instância. Até agora o MCCE já tem mais de 200 mil assinaturas e até o dia 7 de setembro vários postos de coleta estarão funcionando em todo o país. Para saber onde fica o mais próximo de você, acesse o www.mcce.org.br.

A cidadania vem avançando e fazendo suas conquistas. Aos poucos, vamos conseguindo mobilizar mais a mais cidadãos para o compromisso com a plena cidadania que, longe de simples assistencialismo ou solidariedade, envolve o controle social dos governos, mandatos e, principalmente, dos orçamentos públicos. Para quem quiser assinar o formulário de adesão à campanha “Ficha Limpa” do MCCE, temos aqui a disposição para baixar e repassar aos seus contatos.

Vamos participar!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.