Manifestação contra fichas sujas no comando do Congresso Nacional
Manifestação contra fichas sujas no comando do Congresso Nacional
Semana passada, comentamos neste espaço o descaso, a falta de respeito e o escárnio da classe política em relação à sociedade, simbolizada pela candidatura de notórios fichas sujas ao comando das presidências do Senado e Câmara de Deputados.
De lá para cá, a “coisa” ficou bem mais séria. Sexta passada, a Procuradoria-Geral da República decidiu encaminhar denúncia contra o senador Renan Calheiros ao Supremo, por emissão de notas frias em 2007. Caso o Supremo aceite a denúncia, Renan Calheiros será mais outro político-réu que ainda assim atua normalmente na principal casa legislativa da República.
E ontem o senador Eduardo Suplicy divulgou uma carta aberta, sugerindo que o senador Calheiros desista de sua candidatura em prol do senador Pedro Simon. A assessoria de Renan já avisou que o senador não vai falar sobre o assunto.
Pois para que nossos políticos compreendam de vez que não é bem-vinda a articulação para colocar Renan de volta à presidência do Senado, diversas organizações da sociedade civil estão convocando os cidadãos conscientes e atuantes para uma grande manifestação amanhã, em Brasília.
Por iniciativa da carioca Rio de Paz, às 6 da manhã serão espalhados 81 kits de limpeza pelo gramado da Esplanada dos Ministérios (vassoura, balde e pano de chão). O ato será encerrado às 15h, quando terá início a lavagem da rampa do parlamento brasileiro. Paralelamente, a Rio de Paz colocou no ar desde quarta-feira passada um abaixo-assinado no site Avaaz, para que os internautas possam expressar seu repúdio a indicações de fichas-sujas para presidência da Câmara e Senado, além de altos cargos de direção nas duas casas.
Até o momento mais de 21 mil cidadãos apoiaram o abaixo-assinado, e a expectativa é que sejam alcançadas 30 mil assinaturas até a próxima sexta-feira, dia 1º, quando o novo presidente do Senado será escolhido. Vale aqui registrar o trabalho e a coragem de algumas dessas entidades: Rio de Paz, Movimento 31 de Julho, Congresso em Foco, Amarribo Brasil, Associação Contas Abertas, Instituto de Fiscalização e Controle, MCCE, Instituto de Cultura de Cidadania, Instituto Brasil Verdade, Oficina da Cidadania, Instituto Soma Brasil e os “virtuais” NasRuas e Revoltados On-line. além destas, também estará presente a rede Abracci, que congrega 90 organizações de combate à corrupção, num total de mais de 3mil entidades. Juntas, todas essas organizações representam pelo menos 5 milhões de cidadãos consciente e atuantes, espalhados por todos os estados do país.
Aqui na Voz do Cidadão, vocês têm um link direto para o abaixo-assinado da Rio de Paz, além da íntegra do manifesto da Abracci contra esse verdadeiro “tapa na cara” da classe política na sociedade. Vamos participar e mostrar quem é que manda de verdade nos mandatos políticos!