Lixo na praia

Cidadãos e cidadãs!
O primeiro exemplo de cidadania que me ocorreu dar aqui neste espaço lá se vão dez anos, quando Maria Eduarda, minha filha, reclamava comigo que não adiantava recolher seu lixinho de praia se outros meninos não faziam o mesmo. Pois tenho a dizer a vocês que não foi fácil argumentar com uma criança crítica como a maioria das crianças de hoje em dia. E foi justamente aí que me sugeriu a idéia de que precisava transmitir valores de cidadania não apenas para minha filha, mas para toda as sociedade como um todo. Pois uma menina bem educada nos melhores colégios poderia estar sendo dissuadida na rua a acreditar na boa conduta social, E eu, profissional de publicidade, tinha de convencer minha própria filha de que a solução não estava no “dar-de-ombros” e nem tampouco no confronto com o mau exemplo dos sugismundos. Propus, então a Maria Eduarda que recolhesse o lixo dos outros como forma de constrangê-los. Diante de sua hesitação, fiz a aposta de mais um sorvete como experiência iria funcionar e, de repente, as pessoas ficariam envergonhadas de estar jogando lixo na praia. E se todos os frequentadores de praia fizessem os mesmo ganharíamos a melhor equipe de vigilância de nossos mais de 8 mil Km de costa: a própria ação da cidadania.
Estes simples exemplos de consciência de exercício de cidadania você pode encontrar no site bem como espaço para a sua própria manifestação. Relate seu exemplo você também.
Participe, colabore, divulgue!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.

O Jetpack Protect bloqueou a página de login do seu site.

O Jetpack Protect bloqueou a página de login do seu site.

Seu endereço IP 185.191.171.6 está na lista de bloqueios por potenciais violações de segurança. Você pode desbloquear seu login enviando a você mesmo um link de recuperação. Saiba mais