Lançado o movimento Rio Como Vamos

Nos últimos anos, o tema da segurança pública tem tido importância cada vez maior nos noticiários, nos planos de governo e no dia-a-dia dos cidadãos. Pois hoje, às nove da manhã, tivemos no Rio o lançamento de um movimento voltado à compreensão e à apresentação de soluções para o tema da segurança.

Entidades e associações importantes como a Fundação Avina, o Instituto Ethos, a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro / Fecomercio-RJ, Firjan e outras participaram do lançamento do “Rio Como Vamos” que foi realizado na própria sede da Fecomercio, no Rio de Janeiro.

O movimento carioca segue o “Nossa São Paulo”, lançado em maio deste ano. A iniciativa paulistana, apartidária, inter-religiosa, e que reúne dezenas de organizações da sociedade civil, tem como base a experiência de um Movimento chamado “Bogotá, Como Vamos” (www.bogotacomovamos.org), que existe há 9 anos e vem produzindo excelentes resultados para a aquela cidade colombiana que estava falida econômica e socialmente.

Segundo os organizadores, “a idéia é que através do exercício da cidadania a população desperte o interesse para o monitoramento da administração pública municipal. Ou seja: se interesse pelo trabalho do prefeito e de seus secretários, pelo balanço orçamentário da verba pública, pelo destino da aplicação desses recursos. À mídia cabe o papel fundamental de informar a população sobre o Movimento e gerar, conseqüentemente, o aumento da mobilização, pois o Movimento que estamos iniciando deve ser apropriado por todos, e não por um ou outro grupo específico. ”

Afinal, se São Paulo e Rio deram o exemplo, cabe aos cidadãos, empresas, e entidades de outras cidades também estimularem a criação de movimentos similares, buscando nestas iniciativas pioneiras a inspiração para desencadear processos de participação cidadã na gestão pública que nada mais é do que o controle social, que sempre mencionamos aqui.

Para quem quiser conhecer mais sobre o movimento Rio Como Vamos, temos aqui na Voz do Cidadão um link direto para o site da campanha, o www.riocomovamos.org.br. E, para saber mais sobre o movimento em São Paulo, clique em www.nossasaopaulo.org.br.

Vamos participar!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.