Lançado na internet o Mapa da Corrupção

ouvirAgora vamos falar um pouco mais de combate à corrupção. Desta vez, vamos falar de uma iniciativa que não dependente de data nem de local pra acontecer. Pode ser na sua casa, no escritório ou em qualquer lugar com acesso à internet.

Vamos comentar a ação de uma cidadã exemplar, a editora de imagens Raquel Diniz, moradora de São Paulo e que criou na web uma excelente ferramenta de informações sobre o tema da corrupção. Batizada de “Mapa da Corrupção”, a ferramenta usa o Google Maps para divulgar dados sobre todos os escândalos que ganharam as manchetes na última década.

Nessa ferramenta virtual, em cada cidade em que há uma história de corrupção, Raquel colocou um pequeno marcador azul que, ao ser clicado, abre um pequeno histórico do que aconteceu ali. O ponto mais interessante do trabalho é que ele é totalmente interativo, ou seja, quem tiver uma história confirmada de corrupção para compartilhar, pode inserir no mapa junto com as que já estão lá.

O trabalho está apenas começando, mas infelizmente já se pode perceber que existem pontos azuis por quase todo o país. Uma verdadeira epidemia que precisa da ação de toda sociedade para ser derrotada.

É importante observar que esta é mais uma iniciativa de cidadania vinda da internet, junto com as famosas redes sociais, os blogs e os sites de denúncias. Não é à toa que uma das primeiras atitudes de governos autoritários que se vêem diante de manifestações populares é justamente tentar censurar e calar o poder de mobilização da internet.

Acesse o link para o Mapa da Corrupção que está aqui no www.avozdocidadao.com.br e participe. E fique de olho porque, além das mobilizações do dia sete de setembro, outras grandes ações estão sendo marcadas pela internet, como a do próximo dia 20 de setembro.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br vamos divulgar os eventos que forem sendo confirmados. É o caso do movimento “Todos Juntos contra Corrupção”, no Rio de Janeiro, que já confirmou uma grande mobilização na Cinelândia, um tradicional ponto de manifestações.

Vamos todos participar! Quarta-feira, dia sete, e, depois, no dia 20 de setembro!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.