Editorial –
Lançada a Rede “Brasil em Foco”
Um evento realizado em Brasília semana passada promete mudar a maneira como nossos representantes políticos interagem com a sociedade civil. Esse é o principal objetivo dos organizadores de um grande encontro suprapartidário organizado pelo site Congresso em Foco.
Anualmente, o site realiza uma ampla enquete com jornalistas e internautas sobre quem foram os parlamentares que mais se destacaram na defesa dos interesses da sociedade e na proposição de matérias mais relevantes para a cidadania. Agora, o Congresso em Foco vai além e quer que esses parlamentares exemplares tornem-se de fato agentes de cidadania e discutam diretamente com a sociedade civil – especialistas, representantes da mídia e cidadãos atuantes – temas de relevo que vão desde o combate à corrupção, aperfeiçoamento da representação política e transparência pública, até saúde pública, educação básica, mobilidade urbana, e muitos outros.
De cunho suprapartidário, o projeto “Brasil em Foco” vai buscar reunir soluções concretas para esses temas. As discussões serão realizadas a partir de março do ano que vem, através de debates nas principais capitais do Brasil, sempre transmitidos pela internet. Os resultados, além de serem reunidos em livro, serão convertidos em propostas legislativas a serem apresentadas no Congresso.
Essa excelente iniciativa vem de encontro à principal aspiração de uma cidadania mais e mais participativa. A de dar vez e voz a quem tem propostas eficientes, transparentes e exequíveis para a construção de uma nova cultura de representação política. Ao reunir num mesmo espaço de discussão verdadeiros agentes de cidadania da política e da sociedade, os “aristoi”, imediatamente temos uma elevação no nível do confronto de ideias. Coisa rara no atual ambiente do legislativo federal.
Como bem observou o senador Randolfe Rodrigues, um dos participantes do projeto, “os debates não devem se limitar a “teses acadêmicas”. Mais importante que o debate é propor conclusões. Dos debates, devem sair propostas legislativas”.
Vamos acompanhar bem de perto essa iniciativa do Congresso em Foco, pois ela vem mostrar bem claramente para a sociedade que a política pode, sim, atrair cidadãos de bem, que conhecem a fundo alguns dos temas mais relevantes para a sociedade e que podem fazer a diferença: os verdadeiros agentes de uma cidadania cada vez mais atuante.
E você aí em casa? O que tem a propor para uma cidade, um estado, um Brasil melhor?