Instituto Akatu divulga pesquisa “Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente”
No momento em que se discute o que cada um de nós, e não só governos e empresas, pode fazer pelo combate ao aquecimento global, recebemos mensagem do Instituto Akatu sobre o resultado de sua nova pesquisa “Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente”. O evento de divulgação será hoje, dia 28, em São Paulo, na Sala 2 do Cine Bombril, do Conjunto Nacional, na Rua Padre João Manoel, 100, a partir das 9 horas da manhã.
Esta é a sétima pesquisa sobre consumo consciente realizada pelo Instituto Akatu, que entrevistou, no final do ano passado, mais de 1.200 pessoas – adultos de todas as classes sociais residentes nas 11 principais cidades das cinco regiões geográficas do país. A pesquisa investiga a as crenças e valores que motivariam uma sensibilidade maior do consumidor para a adoção de comportamentos de consumo consciente.
Para a cidadania, temos algumas boas notícias. Segundo a pesquisa, houve um aumento na assimilação dos valores do consumo consciente (67% dos entrevistados) e de real adesão a comportamentos conscientes de consumo (35%, em média). Outro dado importante foi o reconhecimento de selos de certificação de produtos e instituições, que cresceu 69% entre 2003 e 2006, passando de 19% para 32% dos brasileiros.
Um outro dado não foi tão animador: 58% dos cidadãos consideram o exercício do consumo consciente como sendo diretamente ligado ao fator renda. Infelizmente, isto revela que os cidadãos ainda acreditam que o poder de compra é que possibilitaria um consumo consciente pleno, e não o exercício da plena cidadania e ajustes nos hábitos de consumo pessoal.
No que se refere ao aquecimento global, quando perguntados se a atividade econômica e produtiva mundial está gerando alterações no clima da Terra, a pesquisa revela uma grande adesão, tanto da população geral (84%) quanto da população consciente (90%) à opção “concorda”, revelando a clara tendência de absorção de valores ambientais por todos os cidadãos.
O Akatu usou como base para a pesquisa 13 comportamentos conscientes básicos de consumo, como evitar deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados ou fechar a torneira enquanto escova os dentes. Além destes, foram empregados alguns quesitos mais avançados, como se a família separa o lixo para reciclagem, ou se comprou produtos orgânicos, nos últimos seis meses (por ex.: alimentos sem agrotóxicos, carne sem hormônios ou antibióticos). E, principalmente, se o cidadão consumidor procura passar ao maior número possível de pessoas as informações que aprende sobre empresas e produtos. Segundo a pesquisa, hoje, um terço dos brasileiros já pratica no mínimo 8 das 13 condutas.
No site do Akatu, o www.akatu.org.br, vocês podem encontrar a partir desta semana a íntegra da pesquisa “Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente”, que será lançada amanhã. E aqui, na Voz do Cidadão, a partir de quinta-feira, vocês podem baixar o sumário da pesquisa.
Acessem e conheçam!