IFC lança ferramenta “Olho nas Emendas”
Thiago, todo mundo viu esta semana uma reportagem no programa Fantástico em que um deputado simplesmente ensinava como fazer compras de votos numa eleição e como lançar boatos contra candidatos adversários. Um flagrante lamentável de descaso com o eleitor, com o processo eleitoral e a própria representação política.
Mas o deputado vai mais além no vídeo e também ensina aos seus correligionários como se aproveitar ao máximo das chamadas “emendas parlamentares”. Para quem não lembra, essas as emendas são uma das maiores fontes de negociatas entre o poder Executivo e o Legislativo. Funciona assim: o poder Executivo elabora o orçamento do país para o ano seguinte, e os parlamentares fazem sugestões de como usar uma parte dessa verba para destinações bem específicas. É claro, que algumas vezes os nobres políticos tentam usar essas emendas de forma politiqueira, de modo a beneficiar mais os seus currais eleitorais e seus interesses políticos, do que a atender legítimas necessidades de suas bases eleitorais. O resultado disso são gastos públicos mal explicados e ineficientes, que não interessam a ninguém. Como por exemplo inúteis portais de entrada de municípios com votos de bem-vindos erguidos com verbas do Ministério do Turismo.
Foi justamente pensando nisso que o Instituto de Fiscalização e Controle, o IFC, criou uma nova ferramenta de controle social de gastos públicos, o saite “Olho nas emendas”.
Como o nome diz, o grupo responsável pela página na internet está colocando à disposição de qualquer cidadão as emendas parlamentares que forem sendo propostas para o orçamento do ano que vem. Assim, fica mais fácil cobrar depois deste ou daquele político a correta destinação do dinheiro, bem como a própria razão de ser das mesmas!
Por exemplo, através do “Olho nas Emendas” ficamos sabemos que o deputado Federal Luciano Castro, de Roraima, criou uma emenda que quer a destinação de doze bilhões de reais para a estruturação da rede de atenção básica de saúde em seu estado. Ou que o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca quer “emplacar” mais de 5 bilhões de reais para obras de prevenção de desastres naturais em seu estado, Pernambuco.
No momento em que os noticiários dão conta que o governo federal vai poupar as emendas parlamentares dos cortes de orçamento, é bom ficar de “Olha nas Emendas” para saber direitinho para onde vão parar tantos bilhões de reais de dinheiro público.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês já encontram um link especial para o site da nova ferramenta do IFC, o “Olho nas Emendas”. Vale a pena conferir sempre!
Até a semana que vem!