IFC e os indicadores de transparência municipal
Hoje vamos falar sobre uma iniciativa exemplar da sociedade civil que é a cidadania, a transparência e o monitoramento do poder público, principalmente o municipal que é o poder mais próximo dos cidadãos. E agora o Instituto de Fiscalização e Controle, o IFC, acaba de nos atualizar com algumas novidades bem interessantes para os cidadãos conscientes e atuantes.
Já tem algum tempo que o IFC vem desenvolvendo ações, consultorias e ferramentas de transparência de câmara de vereadores. Um de seus projetos é o Índice de Transparência Parlamentar, que visa avaliar o quanto uma câmara de vereadores ou mesmo uma prefeitura é realmente transparente e procura oferecer aos cidadãos todas as informações públicas.
O Índice de Transparência Parlamentar tem como objetivo medir o nível de transparência que os deputados e vereadores possuem. E um dos pontos principais é saber o quanto os políticos estão dispostos a serem fiscalizados pela sociedade. Para o IFC a transparência parlamentar é sinal de um mandato responsável, atento aos interesses da sociedade e verdadeiramente representativo de seus eleitores. Um verdadeiro mandato cidadão, como a gente chama aqui na Voz do Cidadão.
O Índice de Transparência avalia cinco quesitos principais: atuação do parlamentar, governança do mandato, controle social, acessibilidade do site na internet e atuação nas mídias sociais. Dá para perceber que o envolvimento do parlamentar com as ferramentas da web é cada vez mais importante e indicativo de que ele está disposto a tornar seu mandato transparente e voltado aos cidadãos eleitores.
O IFC já tem feito algumas experiências bem sucedidas pelo Brasil afora, sempre em parceria com organizações locais da sociedade civil. Foi o caso de Brasília, Curitiba, Águas Lindas de Goiás e Barreiras, na Bahia. E o mais importante é que os próprios políticos começam a se conscientizar desses valores. Neste último final de semana, o especialista Diego Ramalho, do IFC, participou de uma apresentação do projeto na Câmara de Vereadores da cidade de Limeira, no interior de São Paulo. E aí está o detalhe: pela primeira vez foram os próprios políticos que tomaram a iniciativa. No caso, o presidente da casa, vereador Ronei Martins, entrou em contato com o IFC para que fossem apresentadas aos outros vereadores as ferramentas e recursos de transparência que podem ser introduzidos pelo poder público no dia-a-dia do Legislativo local.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br, vocês podem conhecer um pouco mais do projeto do IFC, numa avaliação completa que o Instituto fez dos deputados distritais de Brasília.
Vale a pena conhecer e quem sabe até falar dessa iniciativa com os vereadores aí da sua cidade. Para quem quiser saber mais, basta acessar o site do Instituto, o ifc.org.br.