Franca também dá exemplo de luta contra desvio de dinheiro público
Terça-feira passada nós mostramos a luta da Associação de Moradores de Januária, a Asajan, uma ong da cidade de Januária, no interior Minas Gerais, contra o desvio de dinheiro público. A Asajan apurou um desvio de meio milhão de reais e através de uma Ação Pública de Execução conseguiu a condenação do prefeito no TCE, o Tribunal de Contas do Estado.
Aqui temos um outro exemplo, desta vez de Franca, no interior de São Paulo.
O promotor da Cidadania de Franca, Paulo César Correa Borges, está investigando o desvio de R$ 842 mil da prefeitura local na gestão do ex-prefeito Gilmar Dominici. Além dele também é investigado o secretário de Finanças da época, Gilmar Lucindo. E ambos já foram intimados a prestar esclarecimentos à promotoria, que solicitou ainda o apoio da Polícia Civil nas investigações. Já são mais de 200 páginas de documentos que comprovariam o desvio do dinheiro.
O ex-prefeito se nega a comentar as acusações. Como é candidato a deputado federal, ele alega que as denúncias são manobra política para tentar prejudicá-lo. Já o ex-secretário culpa a inexperiência na área de Finanças (que ocupou por mais de um ano) por ter feito pagamentos sem ao menos ter pedido uma nota fiscal como comprovante dos gastos. Apenas vale lembrar que não pedir nota fiscal não é questão de experiência, é dever de todo cidadão responsável.
Aqui na Voz do Cidadão continuamos nosso compromisso com a divulgação desses esforços em todo o país, inclusive colocando à disposição dos cidadãos as cartilhas educativas que várias dessas entidades produzem ensinando os passos para o controle social dos orçamentos. Como a do Fórum Popular do Orçamente do Rio de Janeiro, com a sua excelente cartilha “De Olho no Orçamento”.
Acessem, conheçam e participem!