Evento Brasil + 20 leva debate da cidadania a universitários
Hoje acontece um evento que tem tudo para se tornar o piloto de uma série de debates transformadores da educação para a cidadania.
O projeto Brasil + 20 realizado na PUC do Rio de Janeiro tem o objetivo de trazer, para jovens universitários, questões fundamentais para o desenvolvimento do Brasil nos próximos vinte anos. E que precisam ser bem compreendidas e analisadas por quem estará na linha de frente do mercado de trabalho nesse período.
Com o patrocínio e organização do Instituto Millenium, o Brasil + 20 conseguiu reunir uma nata de pensadores para um dia de intensos debates e palestras, divididos em três painéis principais: Economia, Sociedade e Cultura, e Governo e Mercado.
Dentre as questões econômicas que estão sendo discutidas hoje, destacam-se o papel futuro do Brasil na economia mundial, dívida pública, reflexos da economia na Sociedade. Para as questões sociais, teremos análises sobre ética, desafios da segurança pública, educação, drogas, cidadania e civilidade. E, finalmente, sobre o papel do Estado para a cidadania, temos palestras sobre reforma e tamanho do Estado, burocracia, livre comércio, mercados emergentes, papel da Justiça, segurança dos contratos e empreendedorismo.
O palestrantes foram muito bem escolhidos e, dentre eles, temos a presença do economista Ilan Goldfajn, do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, do economista Rodrigo Constantino, do sociólogo Roberto DaMatta, e do diplomata Roberto Abdenur, dentre outros.
Como vocês podem ver, estes são temas fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura de cidadania e nesse sentido o projeto Brasil + 20 do Instituto Millenium é exemplar. Aqui na Voz do Cidadão preparamos um link com mais detalhes sobre o conteúdo das palestras, e um acesso direto para a página do projeto, a brasilmaisvinte.com.br. Se a sua organização ou entidade estiver interessada em levar este projeto para outras capitais do país, acesse o link e entre em contato com os organizadores.