“Eu prometo”: promessas de campanha agora na internet
Embora o poder público tenha avançado muito na transparência na hora de colocar informações importantes para a cidadania no ambiente democrático da internet, organizações da sociedade civil e dos meios de comunicação têm se desenvolvido cada vez mais nesta questão.
Temas como controle social de governos e mandatos, cidadania corporativa e responsabilidade social empresarial têm conseguido mais e mais espaço, trazendo para os cidadãos uma nova perspectiva sobre uma maior qualificação da representação política na sociedade brasileira. Para tanto, temos que unir esforços de três setores: a sociedade civil organizada, que é a maior beneficiada, o empresariado, que efetivamente paga a conta, e da mídia, que é a base da democracia.
Um bom exemplo pode ser encontrado no site “Eu prometo”, criado pelo jornal Estado de São Paulo e disponível em seu portal. O objetivo do “Eu prometo” é ser um banco de dados sobre promessas de campanha dos candidatos. O próprio cidadão eleitor pode registrar no site a promessa que tenha ouvido do seu candidato. A partir daí, a promessa se torna pública para consulta dos outros cidadãos eleitores, e até de outros políticos interessados em fiscalizar atentamente as ações do eleito ao longo do mandato.
Qualquer um pode acessar e conferir as informações. Basta selecionar, por meio dos campos de busca, um candidato a prefeito, e ver o que ele prometeu para a sua cidade.
A iniciativa do site “Eu prometo” pode servir de exemplo para que outros veículos de comunicação também passem a manter bancos de dados semelhantes. É sempre bom lembrar que se temos uma Educação e uma Justiça que falham em difundir os valores universais da cidadania e da democracia, nos resta a força e a excelência técnica da mídia brasileira para conseguirmos fazer as transformações urgentes que o Brasil precisa. Principalmente a reforma política e as discussões sobre o fórum privilegiado, o financiamento público de campanhas e o fim do voto secreto nas votações nas casas legislativas, dentre outras.
Aqui na Voz do Cidadão temos um link direto para o site “Eu prometo”. Confiram!