Em São Paulo, Disque denúncia agora conta com a velocidade da internet

ouvirBoa noite, ouvintes do Agito! Hoje vamos falar de uma iniciativa que promete agilizar bastante as denúncias de crimes feitas pelos cidadãos de bem.

O Instituto São Paulo Contra a Violência acaba de lançar o seu sistema pioneiro de WebDenúncia, que funciona totalmente no ambiente da internet. O instituto já é o responsável pelo serviço convencional de disque-denúncia no estado de São Paulo, numa parceria com a secretaria de segurança estadual.

Agora, qualquer um que queira reportar um problema ou fazer uma denúncia não precisa mais depender de um sistema telefônico para isso. Através de qualquer computador, tablet ou celular que tenha acesso à internet, o instituto recebe denúncias 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Mas, para isso, é claro que a segurança tem de ser reforçada. Para a manutenção do anonimato e o sigilo das informações fornecidas, o serviço WebDenúncia conta com um padrão de certificação de dados e de criptografia bastante avançado. Além disso, o sistema permite que sejam enviados anexos importantes para uma denúncia, como fotos, vídeos, áudios, cópia de documentos e outros. Assim, a denúncia pode ser feita com tranquilidade e já apoiada em documentos de prova, o que torna o seu processo de apuração mais rápido e efetivo.

Qualquer cidadão pode utilizar o WebDenúncia para crimes como tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, roubo ou furto de veículos, denúncia de procurados pela justiça e sequestro. Mas atenção: o Instituto São Paulo Contra a Violência alerta que os cidadãos devem evitar o uso do sistema através de computadores instalados em locais públicos, como lanhouses e telecentros, que podem ter a sua privacidade comprometida. Prefira sempre o seu próprio computador de casa.

Uma iniciativa bem oportuna vinda de São Paulo e que desde já serve de exemplo para outras cidades do país. Mas é preciso também usar o sistema com responsabilidade e seriedade. O Instituto São Paulo alerta que uma de cada cinco denúncias recebidas não passam de trotes, o que atrapalha a apuração dos casos verdadeiros.

Se você sabe conhece um caso de crime em uma dessas categorias, faça a sua parte de cidadão atuante e denuncie. Em São Paulo, disque 181 ou use o www.webdenuncia.org.br. No Rio de Janeiro, ligue 2253-1177. Em Belo Horizonte e Brasília, use o número 181. Em Natal, disque o 0800 84-2999.

Com o anonimato garantido, a participação da sociedade é fundamental para reduzir a sensação de violência social e violação legal que temos hoje nas cidades. A cidadania conta com todos nós.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.